Luta contra privatização do ginásio do Ibirapuera


11/06/2019 12:47 | Atividade Parlamentar | Da assessoria do deputado Carlos Giannazi

Compartilhar:

Carlos Giannazi (ao microfone)<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-06-2019/fg235595.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Mesmo após a aprovação do Projeto de Lei 91/2019, atletas, ex-atletas, professores e moradores do bairro continuam lutando pela manutenção da finalidade do Conjunto Desportivo Constâncio Vaz Guimarães, que é a oferta gratuita de modalidades esportivas visando o desenvolvimento social e a formação de atletas de alto desempenho.

Eles se reuniram em 7/6, em audiência promovida por Carlos Giannazi, para decidir as formas de pressão contra o governador Doria para que ele volte atrás em sua proposta de privatização. Além de abaixo-assinado e manifestações pedindo o "Veta Já!" - o que evitaria a promulgação da lei que concede a exploração do complexo por 35 anos, sem nenhuma garantia para os atletas -, haverá muitas outras medidas de resistência.

A primeira delas, já realizada por Giannazi, foi a de acionar o Tribunal de Contas para que investigue supostos desvios na verba anual de R$ 18 milhões, que seria o investimento do estado na manutenção do equipamento, juntamente com a receita da locação do ginásio para espetáculos e da exploração do estacionamento. Essa despesa, principal argumento do governo para a privatização, é visivelmente incompatível com o estado de deterioração das instalações.

Caso a lei seja de fato promulgada, será buscado um remédio judicial, via intervenção do Ministério Público estadual. Por fim, será reforçado o pedido de tombamento que tramita no Condephaat por conta da importância histórica e arquitetônica do conjunto.


alesp