TV Alesp debate projeto que proíbe venda de bórax


24/06/2019 09:50 | Atividade Parlamentar | Da assessoria do deputado Altair Moraes

Compartilhar:

Jorge Machado, Altair Moraes, Giovanna Palazzi e Charles Schmidt<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-06-2019/fg236159.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

O Projeto de Lei de autoria do deputado Altair Moraes que proíbe a comercialização direta ao consumidor do borato de sódio no Estado foi tema do programa Em Discussão da TV Alesp, apresentado por Jorge Machado que contou também com a presença do médico pediatra Charles Schmidt e da estudante Giovanna Palazzi Biajoti, de 13 anos.

O bórax tem sido utilizado por crianças para a confecção de uma massinha chamada "slime". A substância é encontrada em remédios e produtos de limpeza para clarear materiais brancos, reduzir odores, limpar e desinfetar ambientes. Os efeitos tóxicos para a saúde podem acontecer por ingestão, inalação ou contato com pele, em especial, se houverem feridas abertas, queimaduras, escamações e outras lesões.

Charles Schmidt falou dos riscos que o produto pode causar à saúde. "Há casos de crianças que sofreram queimaduras de segundo grau ao manusear o produto. Além disso, há riscos mais graves pela ingestão da substância tanto por crianças menores como também por animais domésticos", enfatizou.

Giovanna Palazzi informou que há locais que vendem o bórax de forma indiscriminada.

Altair Moraes falou sobre a necessidade dos pais ficarem alertas. "Por se tratar de uma questão de saúde pública, apresentamos o projeto que proíbe a comercialização direta ao consumidor do bórax", encerrou o parlamentar.


alesp