Encontro debate casos de pessoas desaparecidas


24/06/2019 20:48 | Audiência Pública | Ines Jordana - Fotos: Carol Jacob

Compartilhar:

Luiz Fernando e Ivanise Santos<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-06-2019/fg236174.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Larissa Leite e Luiz Fernando <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-06-2019/fg236175.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Luiz Fernando<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-06-2019/fg236176.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Vera Lúcia Ranu e Elisiane dos Santos<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-06-2019/fg236177.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Ítalo Cardoso e Larissa Leite<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-06-2019/fg236178.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Ítalo Cardoso, Larissa Leite, Luiz Fernando, Ivanise Santos, Vera Lúcia Ranu e Elisiane dos Santos	<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-06-2019/fg236199.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Público presente<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-06-2019/fg236200.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Buscando soluções que atendam necessidades de vítimas e familiares de pessoas desaparecidas, o deputado Luiz Fernando T. Ferreira (PT), promoveu uma Audiência Pública para debater essas questões e discutir a criação de políticas públicas que atendam a todos os envolvidos. O evento foi realizado na segunda-feira (24/6), no auditório Paulo Kobayashi e contou com a presença de autoridades, representantes de instituições e familiares.

"Nós não podíamos nos calar perante uma situação tão grave e delicada como essa. Queremos fazer um trabalho suprapartidário com a participação de todas as forças políticas representadas aqui na Alesp. O objetivo é fazer o enfrentamento desse tema que vem sendo deixado a margem", disse o autor da iniciativa.

No primeiro trimestre de 2019, a Divisão de Desaparecidos da Prefeitura de São Paulo atendeu a mais de 400 solicitações de busca a pessoas e familiares. Com a ação realizada pela Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania (SMDHC) 119 pessoas já foram localizadas.

Ivanise Santos, presidente e fundadora da ONG Mães da Sé, trabalha há 23 anos na busca de soluções para esses casos. A iniciativa dela se deu após não ter mais notícias de sua filha. "Enquanto eu vivi o desaparecimento da minha filha cheguei à beira da loucura. A partir do momento que me juntei a outras mães, aprendi a compartilhar a minha dor e a transformei em uma luta, não só pela minha filha, mas por todas as mães que já passaram por casos semelhantes", explicou.

A instituição atua em parceria ao Ministério Público, Delegacia dos Desaparecidos, conselhos tutelares além de outros órgãos públicos. Ela realiza o cadastramento de pessoas desaparecidas e oferece às famílias o atendimento social e psicológico.

A Lei Federal 13.812, aprovada esse ano, estabeleceu uma política nacional de busca de pessoas desaparecidas e o cadastro nacional dessas vítimas. A Policia Federal brasileira trabalha juntamente com a Organização Internacional de Policia Criminal (Interpol) para a investigação de desaparecidos que possam estar no exterior. "A ligação tem o papel complementar de interagir e buscar a cooperação internacional, com os 194 outros países que fazem parte da organização", explicou Roberto Troncon, delegado de Policia Federal.


alesp