Programas vão levar democracia e transparência à Educação
Dois meses após o lançamento do programa Educação em Primeiro Lugar, que busca o fortalecimento da gestão democrática e dos direitos de estudantes e profissionais nas escolas municipais, o deputado Carlos Giannazi e o vereador Celso Giannazi promoveram, em 19/6, novo evento na Câmara Municipal de São Paulo com alunos e professores. Foi a apresentação do Conselho de Educandos e Educadores da EJA e do Observatório da Demanda Escolar, medidas de resistência à política de fechamento de escolas e salas mediante a superlotação das remanescentes. Segundo os presentes, salas com 45 alunos inviabilizam um ensino de qualidade.
Conforme explicou a supervisora de ensino Luciene Cavalcante, o conselho em formação se reunirá mensalmente para se firmar enquanto corpo político de defesa do direito à EJA. Entre os educadores presentes, foi consenso que o colegiado será pautado na pedagogia crítica de Paulo Freire. O próprio ato já iniciou o diálogo entre educadores e educandos das unidades, uma vez que reuniu dez escolas da capital.
Já o Observatório da Demanda Escolar deverá quantificar, da forma mais objetiva possível, as pessoas que deixam de se matricular por falta de divulgação ou por empecilhos criados pelo poder público. Segundo o IBGE, na região Sudeste, 46,4% das pessoas com mais de 25 anos não concluíram o ensino médio.
Notícias relacionadas
- Deputado solicita inclusão de Mongaguá no Programa Muralha Paulista
- Compromisso que se renova: deputado reforça parceria com Vargem Grande do Sul e anuncia recursos
- Uma noite de emoção, fé e música na catedral de Franca
- Serviço público por videochamada: projeto de lei aprovado na Alesp cria "Balcão Virtual"
- Audiência pública denuncia falta de transparência na municipalização do Caps Itapeva
- Deputada recebe Título de Cidadã Miguelopolense
- Projetos e ações as entidades sociais e assistências é pauta de reunião na secretaria estadual de Desenvolvimento Social
- Opinião - Uma queda de braço que pode custar vidas em Osasco
Notícias mais lidas
- Alesp aprova novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.874
- Eleições 2026: confira lista dos 94 deputados estaduais eleitos para a 21ª Legislatura da Alesp
- Mães atípicas: mulheres que se refizeram na individualidade dos filhos
- PL elege 27 deputados e mantém maior bancada da Alesp; PT segue como segunda
- Carreta da Mamografia na Alesp terá atendimento gratuito e aberto ao público; veja datas e horários
- Aprovados na Alesp, novo Salário Mínimo Paulista e abono a servidores são sancionados
- Confira quem são os parlamentares reeleitos e os que chegam à Alesp pela primeira vez
- São Paulo reúne um dos maiores patrimônios de fósseis pré-históricos do país
- Diretora-Geral do Senado lança livro em São Paulo sobre liderança feminina na gestão pública
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Pesquisa de Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Questões de Ordem
Regimento Interno
Consolidação de Leis
Sobre o Processo Legislativo
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Normas e Proposições