Programas vão levar democracia e transparência à Educação


26/06/2019 13:39 | Atividade Parlamentar | Da assessoria do deputado Carlos Giannazi

Compartilhar:

Celso Giannazi e Carlos Giannazi <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-06-2019/fg236399.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Dois meses após o lançamento do programa Educação em Primeiro Lugar, que busca o fortalecimento da gestão democrática e dos direitos de estudantes e profissionais nas escolas municipais, o deputado Carlos Giannazi e o vereador Celso Giannazi promoveram, em 19/6, novo evento na Câmara Municipal de São Paulo com alunos e professores. Foi a apresentação do Conselho de Educandos e Educadores da EJA e do Observatório da Demanda Escolar, medidas de resistência à política de fechamento de escolas e salas mediante a superlotação das remanescentes. Segundo os presentes, salas com 45 alunos inviabilizam um ensino de qualidade.

Conforme explicou a supervisora de ensino Luciene Cavalcante, o conselho em formação se reunirá mensalmente para se firmar enquanto corpo político de defesa do direito à EJA. Entre os educadores presentes, foi consenso que o colegiado será pautado na pedagogia crítica de Paulo Freire. O próprio ato já iniciou o diálogo entre educadores e educandos das unidades, uma vez que reuniu dez escolas da capital.

Já o Observatório da Demanda Escolar deverá quantificar, da forma mais objetiva possível, as pessoas que deixam de se matricular por falta de divulgação ou por empecilhos criados pelo poder público. Segundo o IBGE, na região Sudeste, 46,4% das pessoas com mais de 25 anos não concluíram o ensino médio.


alesp