Revolução Constitucionalista de 1932 é celebrada no Senado Federal


18/07/2019 10:12 | Atividade Parlamentar | Da assessoria do deputado Tenente Nascimento

Compartilhar:

Tenente Nascimento na tribuna do Senado Federal<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-07-2019/fg237066.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A convite do senador Major Olimpio o deputado Tenente Nascimento participou na quinta-feira (11/7), no plenário do Senado Federal, da sessão que celebrou o Dia da Revolução Constitucionalista de 1932. O movimento comemorado anualmente em 9 de julho rememora o período em que os paulistas lutaram pela promulgação de uma Constituição no país, prometida após a Revolução de 1930, liderada pelo então presidente Getúlio Vargas.

O senador que presidiu a homenagem, frisou que o momento "dignifica a história do país", deixando claro que a revolução não foi um movimento separatista de São Paulo, mas uma luta de brasileiros de todos os estados encabeçada pelos paulistas.

Trajado com a farda dos combatentes da Revolução Constitucionalista de 1932, Tenente Nascimento discursou na tribuna do Senado. O parlamentar destacou que ali estavam juntos para homenagear uma grande causa.

Tenente Nascimento também exaltou a figura das mulheres na revolução citando dois símbolos históricos: "Maria Stela, que ao encontrar a farda e a arma de um soldado desertor, vestiu-as e rumou à trincheira incorporada à 4ª Cia. e Carlota Pereira de Queiroz, organizadora durante a revolução de um grupo de 700 mulheres para dar assistência aos feridos da Guerra, tornando-se depois a primeira mulher eleita deputada federal no Brasil, quando mulher não podia votar", destacou o deputado.


alesp