Pedido de aumento para agentes penitenciários


05/08/2019 07:16 | Atividade Parlamentar | Da assessoria do deputado Tenente Coimbra

Compartilhar:

Tenente Coimbra no plenário JK<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2019/fg237366.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

O deputado Tenente Coimbra saiu em defesa dos agentes penitenciários e criticou a postura do governador João Doria de excluir essa categoria do projeto de reposição salarial para as forças de segurança do Estado, anunciado na quinta-feira (1º/8) durante reunião na Alesp.

Doria se comprometeu a enviar, até o dia 31/10, um projeto para recompor o salário da Polícia Civil, Militar e Técnico-Científica e afirmou que reajustará anualmente os vencimentos dos policiais, mas excluiu os agentes do projeto.

Coimbra avalia que o reajuste é mais que necessário e urgente, e ressalta a necessidade de incluir os agentes penitenciários na proposta. "A função desempenhada pelos agentes é de extrema importância para a segurança do Estado, que tem a maior população carcerária do Brasil. Eles estão expostos a riscos constantes e iminentes no exercício de suas funções pois lidam diariamente e diretamente com criminosos de todo tipo", afirmou o deputado.

São Paulo tem uma população carcerária de quase 234 mil presos e a superlotação transforma as unidades prisionais em barris de pólvora. O deficit de 25% nos quadros da Secretaria da Administração Penitenciária (SAP) potencializa os riscos e os agentes relatam à imprensa viver uma rotina de perigo, sem funcionários suficientes para adotar os procedimentos de segurança necessários no cumprimento de suas funções. "Um plano de reajuste salarial para as forças de segurança deve incluir, necessariamente, os agentes penitenciários. Nós vamos trabalhar para conquistar isso", defendeu Coimbra.


alesp