Ato em defesa do Iamspe


07/08/2019 07:15 | Atividade Parlamentar | Da assessoria do deputado Carlos Giannazi

Compartilhar:

Carlos Giannazi (ao microfone)<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2019/fg237413.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

No dia 25/7, Carlos Giannazi participou de ato promovido pela Comissão Consultiva Mista do Iamspe, que reuniu várias entidades do funcionalismo no Hospital Servidor Público Estadual. O evento foi mais um protesto contra o subfinanciamento do instituto, ou, como define Giannazi, "não financiamento", já que os serviços do HSPE e dos hospitais conveniados são mantidos quase exclusivamente com a contribuição de 2% descontada em folha. "Não existe contrapartida do governo. Só com muita pressão das entidades e de alguns deputados nós conseguimos destinar valores no Orçamento do Estado. Mas é sempre uma colaboração mínima, muito aquém das necessidades do instituto."

Segundo o líder do PSOL, a crise do Iamspe é generalizada, já que atinge tanto o hospital próprio como os convênios com clínicas, santas casas e hospitais regionais, responsáveis por pulverizar o atendimento pelo interior e Baixada Santista. Como o valor pago por procedimento é muito baixo, as unidades conveniadas estabelecem cotas mensais de atendimento. Para os excedentes, a única opção de assistência fica sendo o HSPE, o que implica deslocamentos de centenas de quilômetros.

Giannazi considera que a crise do Iamspe pode ser atenuada com a votação do PLC 52/2018 " que o transforma em autarquia especial ", desde que sejam incluídas as emendas apresentadas. Em paralelo, prossegue a luta pela gestão democrática e pela contrapartida paritária por parte do governo.


alesp