Representantes das empresas de telefonia móvel são ouvidos por comissão


06/08/2019 19:27 | Defesa dos Direitos do Consumidor | Laysla Jacob - Fotos: Marco Antonio Cardelino

Compartilhar:

Ataide Teruel, Leticia Aguiar e Dra. Damaris Moura<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2019/fg237453.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Thiago Auricchio e Marcio Nakashima <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2019/fg237454.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Emilson Flávio Martines<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2019/fg237455.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Fabio Augusto Andrade<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2019/fg237456.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Marilia Conti<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2019/fg237457.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Pedro Arakawa<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2019/fg237458.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Urbano Costa Lima<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2019/fg237459.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Parlamentares na comissão<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2019/fg237460.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Comissão de Defesa dos Direitos do Consumidor<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2019/fg237461.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Os membros da Comissão de Defesa dos Direitos do Consumidor receberam na terça-feira (6/8) representantes de companhias de telefonia móvel, sendo Vivo, Claro, Tim, Oi e Nextel. O objetivo do encontro foi questionar dificuldades de clientes, assim como entender o modo que as empresas atuam para a melhoria dos serviços. O encontro aconteceu no auditório Tiradentes e foi conduzido pelo deputado Jorge Wilson Xerife do Consumidor (PRB), presidente do grupo de trabalho.

O convite aos representantes surgiu por iniciativa dos deputados Rodrigo Gambale (PSL) e Marcio Nakashima (PDT). Entre os responsáveis por responder pelas empresas, a comissão recebeu Enylson Flávio Martinez, diretor de relações institucionais da Vivo; Fabio Andrade, vice-presidente de relações institucionais da Claro; Marília Conde, responsável pelas relações institucionais da Tim; Pedro Arakawa, diretor-executivo de clientes da Nextel e Urbano Costa Lima, diretor de relações institucionais da Oi.

Os parlamentares apresentaram queixas recebidas diretamente, como também casos em que se viram prejudicados pela atuação das empresas de telefonia. Nos itens questionados, os deputados pediram respostas e soluções para casos como mau atendimento, cobranças indevidas, falhas no sistema de rede, problemas em rescindir contratos e outros.

De modo geral, os presentes responderam às questões de forma semelhante. Destacaram que existem casos isolados com questões mais graves, mas que buscam melhorias nos atendimentos e aperfeiçoamento na prestação de serviços. Ainda no encontro, houve consenso entre os representantes de que muitas vezes há impasses por conta da legislação federal, ainda em vigência, e que, portanto, há melhorias que somente podem ser feitas com mudanças legislativas e nos leilões em que as companhias participam. Além disso, a Vivo e a Claro se comprometeram em melhorar a assistência e o atendimento a idosos, que muitas vezes possuem dificuldades em solucionar problemas por telefone.

Por fim, as empresas entraram em acordo junto aos parlamentares para responderem todas as questões pontuais em um prazo de duas semanas, por escrito. Ademais, concordaram em também apresentar todas as dificuldades em seus trabalhos que decorrem da legislação vigente, a fim de também auxiliar os parlamentares na elaboração de políticas públicas. Soluções e planos futuros para que o atendimento seja melhorado também deverão ser apresentados no prazo.

O deputado Jorge Wilson Xerife do Consumidor comentou o modo com que as prestadoras de serviço darão continuidade aos pedidos do Legislativo. "Apresentamos inúmeras reclamações que recebemos de consumidores de diversos lugares, e que possuem dificuldades em realizar operações. As empresas entenderam e ficaram de nos responder todas as ações que serão feitas", disse. Outro ponto destacado pelo Xerife do Consumidor é a necessidade das companhias de melhorar o atendimento pós venda, para que seja garantida efetivamente uma boa prestação de serviço. "O consumidor quer que aquele serviço seja entregue e funcione, e o Código de Defesa do Consumidor garante isso", disse Jorge Wilson.

O deputado Marcio Nakashima avaliou as respostas dos representantes das empresas. "Falaram sobre questões técnicas e se preocuparam muito em falar que tudo está sendo melhorado e as empresas crescendo. Por outro lado, não vi essa mesma importância para o maior patrimônio que a empresa tem que é o consumidor, a razão de a empresa existir", afirmou.

O parlamentar Rodrigo Gambale destacou que pretende auxiliar as empresas no que diz respeito à legislação, para que assim também possam melhorar a qualidade dos serviços para a população. "Conseguimos explanar as demandas para essas companhias e agora iremos aguardar o retorno delas. Vamos buscar ajudá-las naquilo que se refere à lei que está atrasada, para melhorar, e iremos cobrar mais investimentos e qualidade digna daquilo que é contratado, e muito bem pago", concluiu.

Além dos citados, a reunião também contou com a presença dos deputados Ataide Teruel, Dr. Jorge do Carmo, Dra. Damaris Moura, Leticia Aguiar e Thiago Auricchio.

alesp