Mais de 800 pessoas são beneficiadas com testes de Hepatite C


12/08/2019 07:49 | Atividade Parlamentar | Da assessoria da deputada Edna Macedo

Compartilhar:

Edna Macedo e Virginia Alves<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2019/fg237796.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Mais de 800 pessoas foram beneficiadas com os testes de Hepatites C durante eventos sociais promovidos pela deputada Edna Macedo, de março a julho.

Desse total, quatro pessoas foram diagnosticadas portadoras da doença, que atinge cerca de 500 mil brasileiros, segundo o Ministério da Saúde (MS).

As campanhas são realizadas em parceria com a Associação Brasileira de Portadores de Hepatites (ABPH), que encaminha o paciente para tratamento.

De acordo com a diretora-social da ABPH, Virginia Alves, o teste é de extrema importância, principalmente para as pessoas com 40 anos ou mais, uma vez que o exame só passou a existir no Brasil na década de 90 e ainda não há vacina.

"O diagnóstico precoce leva a 90% da cura. São três meses de tratamento", destaca Virgínia. Ao contrário de cerca de 1,5 milhão de brasileiros que não sabe que estão infectados e podem morrer devido à cirrose e ao câncer hepático, pelo diagnóstico tardio da doença assintomática, alerta o MS.

"O preconceito contra os portadores da doença é mais um fator preocupante" lamentou a parlamentar, que é membro efetivo da Comissão da Saúde na Alesp. Segundo ela, é preciso educar para quebrar as barreiras que impeçam as pessoas de realizar o exame e o tratamento.

A doença é uma infecção do fígado, causada pelo vírus VHC, que pode ser transmitida pelo contato sexual, por via perinatal (da mãe para filho) sobretudo durante a gravidez e no parto, e pelo compartilhamento de seringas e agulhas.


alesp