Curso no ILP formará os primeiros surdos mediadores do País


12/08/2019 18:52 | Instituto do Legislativo Paulista | Maurícia Figueira - Fotos: José Antonio Teixeira

Compartilhar:

Nara Motta de Oliveira<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2019/fg237810.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Público presente<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2019/fg237809.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Vera Maria Patriani Gozzo<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2019/fg237811.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Em conflitos judiciais, a presença do mediador auxilia as partes a buscarem um acordo. Porém, quando uma das partes tem deficiência auditiva, é necessária a presença de mais uma pessoa, o intérprete. Para habilitar mediadores em libras, o Instituto de Desenvolvimento Avançado da América Latina de Mediação em Libras (IDEAALL) está realizando a 1ª Capacitação Estadual de Mediadores e Conciliadores em Libras, no Instituto do Legislativo Paulista (ILP), na Alesp.

"O papel do mediador é o restabelecimento da comunicação entre as partes. Como vamos saber se o intérprete está passando as informações para as partes na linguagem correta se ele não entende como funciona uma mediação? Para que ela seja efetiva, surgiu a ideia do curso de formação desses profissionais", comentou Deborah Barbout Zular, idealizadora do curso.

O curso formará os primeiros surdos mediadores no Brasil. "Hoje o intérprete só traduz, não utiliza as ferramentas de mediação e conciliação", afirmou a fundadora e coordenadora acadêmica do Instituto Ideaall Mediação, Mara Tatit. "Estamos abrindo um novo mercado de trabalho para os surdos."

A aula desta segunda-feira (12/8) foi ministrada pela professora de comunicação Vera Maria Patriani Gozzo, que ressaltou: "A base da mediação é o diálogo. A comunicação é a base de construção de um diálogo pacificador. Ser mediador é gostar de ser humano em busca de sua inclusão na sociedade, com sua cultura e suas dificuldades."

Deborah Zular destacou ainda a importância de realizar esse curso no ILP: "O ILP é um espaço com confiança, credibilidade. Fazer o curso aqui está fazendo toda a diferença".

O curso acontece todas as segundas-feiras até o dia 9/9.


alesp