Falta de bolsas de colostomia em hospital é questionada


13/08/2019 09:04 | Atividade Parlamentar | Da assessoria do deputado Tenente Coimbra

Compartilhar:

Tenente Coimbra<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2019/fg237862.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

O deputado Tenente Coimbra solicitou, por meio de requerimento, informações ao secretário de Saúde do Estado, José Henrique Germann Ferreira, sobre a falta de bolsas de Urostomia e Colostomia no Hospital Guilherme Álvaro, em Santos.

O problema, que vem causando grande prejuízo aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), está sendo denunciado pela população e já foi alvo de reportagens nos meios de comunicação da Baixada Santista.

No requerimento, o deputado questiona o motivo da falta do insumo e o prazo para a reposição e atendimento adequado à população. "Esse é o tipo de serviço imprescindível à população que é atendida pelo SUS na nossa região. A notícia é que o material falta há muitos meses e queremos descobrir o que vem provocando a demora na reposição e se há alguma forma de resolver o problema o quanto antes", informa o parlamentar.

Reportagem veiculada na TV Tribuna da quinta-feira (8/8) mostrou que a falta das bolsas vem acontecendo há mais de um ano e afeta toda a população da Baixada Santista, já que o Hospital Guilherme Álvaro é referência na região. O problema é grave porque o insumo, uma caixa com 30 unidades, custa mais de R$ 1 mil, valor que a maioria dos usuários do SUS não têm como pagar.


alesp