Meio Ambiente estuda desassoreamento do Rio Jundiaí


16/08/2019 07:38 | Atividade Parlamentar | Da assessoria do deputado Marcos Damasio

Compartilhar:

Marcos Damasio e Marcos Penido<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2019/fg238204.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente informou ao deputado Marcos Damasio que está estudando o seu pedido de desassoreamento do Rio Jundiaí, no município de Mogi das Cruzes.

De acordo com documento emitido pelo gabinete do secretário Marcos Penido, "com relação aos serviços solicitados no rio Jundiaí, esclareço que estudos encontram-se em andamento, com a realização de vistoria mais apurada pelos técnicos do DAEE, objetivando verificar o grau de assoreamento e a viabilidade dos serviços".

A intervenção no Rio Jundiaí não está prevista no contrato 2015/22/00110.7, de 2015, que executa serviços de limpeza e desassoreamento do Rio Tietê desde a foz do córrego Três Pontes, na divisa entre os municípios de São Paulo e Itaquaquecetuba, até a foz do córrego Ipiranga, em Mogi das Cruzes.

Até o momento, já foi desassoreado um volume de cerca de 290.000 metros cúbicos.

"Importante termos essa ação também no Rio Jundiaí para aumentar a vazão e evitarmos as enchentes. A obra beneficiará moradores de bairros como Brás Cubas, Jardim Santos Dumont, Jardim Aeroporto I, II e III; Oropó, Vila Nova Jundiapeba e Vila Jundiaí", disse Damasio.

O pedido foi apresentado pelo deputado ao secretário em reunião realizada no início de maio deste ano.


alesp