Comunidade de Parelheiros reivindica investimento em educação


19/08/2019 07:49 | Atividade Parlamentar | Da assessoria do deputado Carlos Giannazi

Compartilhar:

Carlos Giannazi (à frente, 5º à esq.)<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2019/fg238262.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Alunos e professores da EE Prisciliana, de Parelheiros, realizaram em 14/8, na Alesp, a Audiência Pública contra a Precarização do Ensino. Eles denunciaram as péssimas condições de conservação do prédio, que, desde que foi construído, em 1970, nunca passou por uma grande reforma. Entre os problemas mais graves está o sistema de esgoto, que nos dias de chuva não dá vazão ao volume de água e provoca alagamentos.

"A mesma estrutura de 50 anos atrás, que atendia uma comunidade de 2 mil pessoas, hoje concentra quase todo o ensino médio de um distrito com 200 mil habitantes", alertou o professor de literatura Edson Roschel, que prevê um agravamento da situação no ano que vem, já que a unidade vai absorver também os alunos da EE Leda Guimarães.

Pelo diagnóstico do professor de história Wilson Borges e Rui Torquato, o sucateamento da educação pública está ligado à aplicação do neoliberalismo, iniciada na década de 1990. Eles explicaram que, com os cortes de verbas e a corrosão salarial do magistério, também foi iniciada uma política de avaliação dos professores com claro objetivo de culpá-los pelos fracassos que inevitavelmente viriam. O objetivo final seria a privatização do setor.

Carlos Giannazi, que presidiu o encontro, afirmou que a degradação da educação é um instrumento de dominação que só cessará com a mobilização das camadas populares por uma educação libertadora, libertária, emancipadora e de qualidade.


alesp