"Mulheres de Peito" na Região Bragantina


20/08/2019 07:33 | Atividade Parlamentar | Da assessoria do deputado Edmir Chedid

Compartilhar:

Unidade móvel<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2019/fg238277.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

O deputado Edmir Chedid reiterou a importância do Programa Mulheres de Peito nos municípios do Circuito das Águas e da Região Bragantina. Desenvolvido pela Secretaria de Estado da Saúde, o programa disponibiliza unidades móveis que percorrem municípios paulistas ininterruptamente, para exames gratuitos.

A iniciativa quer ampliar o acesso e incentivar as mulheres a realizar exames de mamas pelo Sistema Único de Saúde (SUS). "O câncer de mama ainda é a maior causa de morte por tumores em mulheres no país. Por isso, nossa reivindicação", disse.

O público-alvo são mulheres entre 50 e 69 anos, e as mais jovens também podem buscar atendimento e nesse caso, é obrigatório levar pedido médico, RG e cartão do SUS. "Para quem tem de 50 e 69 anos não há necessidade de pedido".

As unidades são equipadas com mamógrafo, aparelho ultrassom, conversor de imagens analógicas em digitais, além de mobiliários e sanitários e contam com uma equipe de profissionais administrativos, de enfermagem, médico ultrassonografista e técnicos em radiologia e funcionam de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h, e aos sábados, das 9h às 13h, exceto feriados. As imagens são encaminhadas ao Serviço Estadual de Diagnóstico por Imagem (Sedi) que emite laudos na capital. O resultado sai em até 48 horas.

"Detectado algum problema a paciente é encaminhada para tratamento na unidade da Rede Hebe Camargo de Combate ao Câncer mais próxima. No interior, são encaminhadas aos hospitais e às Santas Casas."


alesp