Moradores do centro temem sofrer desapropriações com plano de reurbanização


20/08/2019 07:50 | Atividade Parlamentar | Da assessoria do deputado Carlos Giannazi

Compartilhar:

Carlos Giannazi (ao microfone)<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2019/fg238319.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Por iniciativa do deputado Carlos Giannazi e do vereador Celso Giannazi, foi realizada na Alesp, em 13/8, audiência pública sobre o Programa de Intervenção Urbana (PIU) da Região Central, que será apresentado à Câmara Municipal. O objetivo da proposta é estabelecer diretrizes de obras públicas e empreendimentos imobiliários a serem realizados nos próximos 20 anos nos distritos da Sé, República, Santa Cecília, Bom Retiro, Pari, Belém e Brás.

Apesar de ser consenso que o adensamento populacional no centro traria benefícios para toda a cidade, com melhor aproveitamento da infraestrutura e reflexos positivos no trânsito, a intervenção preocupa os atuais moradores, que temem ver seus imóveis desapropriados.

"É importante trazer as pessoas da periferia para o centro, mas isso tem de ser feito preservando os direitos de quem atualmente mora lá", afirmou Carlos Giannazi. O vereador Celso alertou para o processo de gentrificação, quando a transformação de um bairro expulsa comunidade de baixa renda ao abrir espaço para os mais ricos.

O arquiteto José Antonio Zagato citou o exemplo de outras operações urbanas, como a da Água Espraiada, onde a questão da habitação popular acabou sendo deixada de lado, por isso ele defende que a lei especifique claramente essa prioridade, evitando assim um futuro desvirtuamento da iniciativa.

Participaram da reunião o presidente da SP Urbanismo, José Armênio, técnicos da estatal, comerciantes e moradores dos bairros atingidos.


alesp