Estudantes de Suzano estão sem transporte escolar


22/08/2019 07:20 | Atividade Parlamentar | Da assessoria do deputado Carlos Giannazi

Compartilhar:

Carlos Giannazi na tribuna do plenário JK<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2019/fg238525.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Carlos Giannazi levou ao Plenário da Alesp, em 14/8, pais e alunos da EE Luiz Bianconi, de Suzano, para denunciar da tribuna os cortes no serviço de transporte escolar que estão afetando 1.500 estudantes de oito escolas no município.

"É um verdadeiro crime o que o governo Doria está praticando contra crianças e adolescentes de todo o Estado. A Secretaria da Educação diz que está reorganizando o transporte escolar, mas na verdade está simplesmente cortando um direito que é garantido pela Constituição e pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação", afirmou o parlamentar.

Na ocasião, foram apresentados trechos de vídeo mostrando um dos percursos que os alunos têm de percorrer, seja a pé ou de bicicleta. Em alguns casos, o trajeto chega a 13 km e é feito, em grande parte, por vias sem acostamento ou calçada e com intenso tráfego de caminhões. Durante o inverno a situação é ainda mais grave, pois às 16h20, horário em que terminam as aulas, já está escuro.

Os familiares também relataram que, em reunião convocada pela direção da escola, em 26/6, lhes foi informado que os alunos com mais de 12 anos receberiam o passe livre estudantil, o que ainda não aconteceu. Eles ponderaram que os ônibus de linha não são uma opção, pois não contam com os requisitos de segurança próprios do transporte escolar, como tacógrafo (aparelho que monitora a velocidade), cintos de segurança e acompanhamento de monitor.


alesp