Moradores do Jardim Apurá pedem inclusão em programa habitacional


29/08/2019 07:33 | Atividade Parlamentar | Da assessoria do deputado Carlos Giannazi

Compartilhar:

Carlos Giannazi, Wesley Rosa e Celso Giannazi<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2019/fg238815.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

O deputado Carlos Giannazi e o vereador Celso Giannazi firmaram, em 27/8, uma parceria com a Defensoria Pública para auxiliar as famílias que vivem em áreas de risco no Jardim Apurá. O objetivo é que elas sejam realocadas no Residencial Espanha, construído pela prefeitura com recursos do Minha Casa, Minha Vida.

No evento, realizado na Alesp, o líder comunitário Wesley Rosa explicou que a luta inicial era contra a construção dos 3,8 mil apartamentos no Parque dos Búfalos, um trecho de mata atlântica às margens da represa Billings. "Havia áreas com melhor infraestrutura e que não comprometeriam o meio ambiente." Apesar da derrota, os moradores conseguiram um acordo, intermediado pelo Ministério Público, que lhes garantiu prioridade no atendimento.

O trato foi parcialmente cumprido pelo município, mas 183 famílias de comunidades como Pilão, Fundão e Guacuri ficaram de fora.

O defensor público Allan Ramalho explicou que os moradores possuem título de concessão de uso especial para fins de moradia (Cuem), por isso a prefeitura tem a obrigação de realocá-los em unidades próximas ou de realizar obras que eliminem a situação de risco.

Os dois parlamentares já iniciaram gestões junto ao poder público para garantir aos moradores prioridade em relação às 280 unidades ainda disponíveis.


alesp