Comissão das Mulheres apresenta primeiro painel de seminário


29/08/2019 16:44 | Defesa e dos Direitos das Mulheres | Fabio Donato - Fotos: Carol Jacob

Compartilhar:

Delegada Graciela e Edna Macedo<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2019/fg238818.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Dra. Damaris Moura e Márcia Lia<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2019/fg238817.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Silvia Chakian<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2019/fg238959.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Valeria Bolsonaro e Delegada Graciela<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2019/fg238960.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Delegada Graciela e Edna Macedo	<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2019/fg238961.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Valeria Bolsonaro, Delegada Graciela, Edna Macedo, Dra. Damaris Moura e Márcia Lia	<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2019/fg238962.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Público presente<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2019/fg238963.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A Comissão de Defesa e dos Direitos das Mulheres da Alesp realizou nesta quinta-feira (29/8) a primeira parte do Seminário Mulheres em Debate. O tema abordado no evento foi o Feminicídio e a violência contra as mulheres.

Realizado no Auditório Teotônio Vilela, o evento recebeu seis palestras de mulheres engajadas na discussão e no combate à violência doméstica, sexual e no feminicídio. Abrindo o ciclo, a promotora de justiça do Ministério Público, Silvia Chankian, comentou as ações do órgão na luta. "O MP tem uma atuação de ponta desde 2009, com o advento da Lei Maria da Penha. Em 2010 foi criado o primeiro núcleo de combate à violência doméstica e familiar do Estado".

Ainda segundo a promotora, 97% das mulheres assassinadas pelo crime de feminicídio não tinham procurado às autoridades antes do ato.

A presidente da Comissão, deputada Delegada Graciela (PL), explica a necessidade de eventos deste tipo. "Foi uma iniciativa nossa com o apoio de todas as outras deputadas. Para a gente discutir este crime tão grave e que estampa os jornais todos os dias. O objetivo é reunir conhecimentos para fazer propostas e melhorar as estatísticas tão alarmantes".

A deputada Marcia Lia (PT) fala em discutir questões específicas das mulheres. "Fico muito feliz de termos uma comissão permanente de mulheres na Alesp. É fundamental que a gente tenha esse debate e que tenhamos na Casa este enfrentamento".

Além das citadas, as deputadas Dra. Damaris Moura, Edna Macedo e Valeria Bolsonaro também compareceram ao evento. A segunda parte do painel acontece na próxima quinta-feira (5/8).

alesp