Possibilidade de fechamento de fundação reúne pacientes e representantes em audiência pública


28/08/2019 18:00 | Audiência Pública | Karina Freitas - Fotos: Carol Jacob

Compartilhar:

Beth Sahão, Alexandre Muxfeld e Carolina Terra<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2019/fg238925.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Beth Sahão<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2019/fg238926.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Andrea Alves e Beth Sahão<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2019/fg238927.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Carolina Terra<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2019/fg238928.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Paulo Cirilo, Andrea Alves e Beth Sahão<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2019/fg238929.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Público presente<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2019/fg238930.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A Fundação Oncocentro de São Paulo existe desde 1967 e foi criada por um grupo de professores da faculdade de medicina da USP para incentivar e coordenar estudos e atividades na área de oncologia. A audiência pública realizada nesta quarta-feira (28/8), no auditório Teotônio Vilela, foi uma proposta da deputada Beth Sahão (PT) para tratar do assunto. Para ela, o trabalho da instituição é fundamental na prestação de serviço na área da saúde. "É preciso debater, conversar, todo mundo está aberto ao diálogo. A fundação não pode ser fechada de forma autoritária, de chegarem com uma decisão pronta para todo mundo engolir".

A Fosp, como é conhecida, realiza estudos e pesquisa em cancerologia e promove a formação de profissionais e o treinamento de técnicos especializados, pesquisas de novos métodos de prevenção, diagnóstico e tratamento da doença, além de cooperar com entidades públicas e particulares para pesquisa, ensino e assistência. "Hoje nós somos 89 funcionários. Se fizermos uma projeção, em 45 anos de existência, esse número de funcionários conseguirá ajudar 110 mil vidas, um número bastante expressivo por uma instituição que tem poucos recursos, mas muita capacidade profissional", defende o psicólogo Paulo Cirilo, que trabalha no centro de pesquisa.

O centro de pesquisa da Fundação foi criado em 25 de abril de 1974 pelo Governo do Estado de São Paulo com a lei estadual nº 195.


alesp