Atualização de Lei do Guarapiranga é discutida em audiência pública
27/08/2019 12:54 | Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável | July Stanzioni - Fotos: Assessoria Enio Tatto
Presidida pelo deputado Enio Tatto (PT) na cidade de Itapecerica da Serra, a audiência pública debateu o que precisa ser alterado na Lei do Guarapiranga que abrange parte da Zona Sul da Capital e dos municípios de Itapecerica da Serra, Embu das Artes, Embu Guaçu, Cotia, São Lourenço e Juquitiba. A Lei é de 2016 e foi a primeira legislação específica das áreas de mananciais. Após 13 anos de vigência ela necessita de revisão para solucionar graves problemas na região, como poluição, má qualidade da água, loteamentos irregulares, necessidade de reflorestar as margens da represa, regularizar moradias e empreendimentos e limitações dos municípios em gerar receitas para atender a população. "Existe uma avaliação que a Lei da Billings e do Tietê contempla mais a sociedade do que a da Guarapiranga. Estamos abrindo essa discussão para ambientalistas, para o comércio e indústria. Haverá também outra audiência pública na Alesp. Temos que pensar na modificação para melhorar e para que haja um desenvolvimento sustentável", disse o parlamentar.
A discussão gira em torno do PL 233/18, de autoria do deputado Campos Machado (PTB) e propõe alterações do projeto inicial nº 12.233/2006, que define a Área de Proteção e Recuperação dos Mananciais da Bacia Hidrográfica do Guarapiranga.
"A regularização é a principal demanda da região. Precisamos ver o que pode e o que não pode ser feito por aqui. Outra demanda que sempre nos chega é a questão da fiscalização, bem como a proteção dos nossos mananciais, independente do crescimento do entorno", acrescentou.
Outra preocupação é que as cidades próximas do Guarapiranga possam evoluir economicamente, como diz o deputado Aprígio (Podemos). "A preocupação é que a legislação antiga, como está ultrapassada, possa interferir no desenvolvimento desta região. Do jeito que está, está travando a questão", argumentou.
A principal demanda ouvida na audiência pública em Itapecerica da Serra foi a legalização dos terrenos em torno do manancial. O prefeito da cidade, Jorge da Costa (PTB) diz o que espera do encontro que terá um segundo momento na Assembleia paulista.
"Espero que a Alesp aprove o mais rápido possível essa proposta, que seria a igualdade para com as outras represas de outras regiões, para que possamos beneficiar essa população e que dê desenvolvimento e emprego para ela".
O deputado Adalberto Freitas (PSL) é morador da região há 49 anos. "É um projeto do deputado Campos Machado que têm todo o meu apoio. Há uma necessidade de modernização da lei em benefício da população. A sociedade é muito dinâmica, o nosso objetivo é ter um desenvolvimento da região com sustentabilidade", finalizou.
A bacia hidrográfica do Guarapiranga abastace cerca de 5 milhões de pessoas na região metropolitana de São Paulo.
Notícias relacionadas
- Em Comissão da Alesp, concessionária é questionada sobre atuação no Parque da Água Branca
- Comissão dá aval a proposta de criação de farmácia popular para animais e outros 33 projetos
- Lei que promove combate à intoxicação por agrotóxico completa 10 anos no Estado de São Paulo
- Mês da Água: Alesp economiza R$ 900 mil por ano com uso racional da água e campanhas de conscientização
- AO VIVO: Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável se reúne para ouvir representante da Latam Airlines e apreciar itens de pauta
- Comissão da Assembleia aprova convite a secretário e representantes de instituições do Estado
- AO VIVO: Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável debate propostas com novo presidente
- Impactos ambientais serão tema de audiências públicas
Notícias mais lidas
- Entra em vigor hoje o novo Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804
- Deputado pede ao MP prisão de participante de 'A Fazenda' por ameaça e maus tratos contra enteado
- Alesp aprova projeto que garante piso salarial nacional a professores paulistas
- Seduc pretende substituir professores de educação especial por cuidadores sem formação
- Com aprovação da Alesp, estado de São Paulo pode aderir ao Propag
- Delegada Raquel Gallinati toma posse como deputada na Alesp
- Alesp aprova e estado de São Paulo passa a ter 78 estâncias turísticas
- Projeto que dá direito à merenda escolar a profissionais da educação avança na Alesp
- Mudança de regras no repasse do ICMS para a Educação dos municípios é aprovada na Alesp
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações