Audiência pública discute encarceramento e genocídio de jovens negros


04/09/2019 09:34 | Atividade Parlamentar | Da assessoria da deputada Márcia Lia

Compartilhar:

Márcia Lia<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-09-2019/fg239311.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

O encarceramento em massa e o genocídio de jovens negros no Brasil são tema de audiência pública organizada pelo mandato da deputada Márcia Lia, que será realizada nesta quinta-feira (5/9), na sede do Sindicato dos Bancários de Araraquara, a partir das 19 horas. O deputado federal Paulo Teixeira também participa da mesa de debates.

"Diariamente, os noticiários mostram a criminalização de negros em decorrência de um processo social que presume culpa e não inocência, conforme prevê a constituição federal e o código penal. E isso precisa ser debatido e combatido. Esta semana vimos um jovem ser despido e agredido por tentativa de furto de um chocolate em um mercado. Não é preciso dizer que se tratava de um jovem negro", comentou a deputada.

A audiência pública terá a participação de Luís Fernando Costa Andrade, professor, ativista em direitos humanos e assessor especial de políticas de igualdade racial de Araraquara; Adriel Henrique Barbosa, assessor especial de políticas para a juventude e secretário municipal da Juventude do PT de Araraquara; José Nei Lopes, produtor cultural e ativista de direitos humanos; Fernanda Curti, da Direção Estadual do PT e militante de Direitos Humanos e Combate ao Racismo; João Neto, estudante de Pedagogia da Unesp e militante do Movimento Popular de Juventude em Disparada; e Marcos Caetano, defensor público de Araraquara.


alesp