Programa de Ensino Integral exclui estudantes que precisam trabalhar


10/09/2019 07:37 | Atividade Parlamentar | Da assessoria do deputado Carlos Giannazi

Compartilhar:

Carlos Giannazi (ao centro)<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-09-2019/fg239569.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

"Se a escola de tempo integral é tão boa, por que a recusa da Secretaria da Educação em debater o assunto de forma transparente?" Com esse questionamento, o professor Aldo Santos sintetizou a posição de resistência de educadores, pais e estudantes ao modelo Programa de Ensino Integral (PEI), em audiência pública na Alesp, em 5/9.

Todos os participantes do evento, organizado por Carlos Giannazi, concordaram que a oferta do ensino em tempo integral seria um avanço, desde que as escolas realmente apresentassem a estrutura necessária e que fosse garantido o acesso a todos, o que não é o caso.

Conforme explicou o professor da USP Eduardo Girotto, que realizou uma pesquisa sobre as 417 PEIs implantadas desde 2012, a melhor classificação dessas escolas no Idesp é produzida artificialmente, à custa da exclusão dos alunos com perfil socioeconômico mais vulnerável, que têm de conciliar trabalho e estudo. Além disso, nessas unidades houve redução de 84% nas matrículas do período noturno e 75% nas turmas de EJA.

Fernando Cássio, especialista em políticas públicas de educação, chamou a atenção para a situação dos alunos excluídos quando uma PEI é implantada: cerca de três quartos dos discentes são realocados em outras unidades, cujas classes ficam ainda mais superlotadas.

Os dados da pequisa realizada por Girotto e Fernando Cássio podem ser consultados no portal da Rede Escola Pública e Universidade, no link https://www.repu.com.br/notas-tecnicas.


alesp