Audiência reúne educadores da rede pública de Vinhedo


13/09/2019 18:19 | Audiência Pública | Amanda Nascimento - Foto: José Antonio Teixeira

Compartilhar:

Público presente<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-09-2019/fg239835.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Mesa do evento<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-09-2019/fg239837.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Público presente<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-09-2019/fg239836.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Público presente<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-09-2019/fg239834.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Mesa do evento<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-09-2019/fg239838.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Uma reunião aberta ao público foi realizada nesta quinta-feira (12/9) para debater o reconhecimento de auxiliares de educação infantil do município de Vinhedo como professores.

Hoje, aproximadamente 469 servidores da rede pública da cidade não estão enquadrados no magistério e são reconhecidos somente como equipe de apoio.

"A gente reivindica a valorização desta categoria que vai muito além de uma valorização financeira. É uma valorização do professor de creche e do profissional que atua na primeira infância. Valorizar o auxiliar de educação infantil é valorizar a criança e a infância", ressalta Simone Aparecida de Lima, funcionária da rede pública de Vinhedo.

O advogado da Comissão dos Auxiliares de Educação Infantil de Vinhedo, Alexandre Tortorella Mandl, explica que a situação é irregular e fere a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. "O município de Vinhedo, assim como infelizmente alguns outros municípios, não se adequou a uma lei de 1996 que é a LDB. Hoje o município de Vinhedo está irregular. Nós temos auxiliares de educação infantil que tem atribuições pedagógicas, todas as tarefas e deveres da responsabilidade pedagógica, no entanto, são tratados como um setor de apoio".

O deputado Carlos Giannazi (PSOL) coordenou a audiência pública e reforçou a atuação dos educadores como professores. "Essas profissionais da educação são professoras, não são auxiliares. A LDB determina que haja a transformação desses cargos e a educação infantil faz parte da educação básica. Nós vamos pressionar o prefeito, a Câmara Municipal de Vinhedo e se isso não for resolvido imediatamente, nós vamos ao Ministério Público e ao Tribunal de Contas do Estado de São Paulo, que fiscaliza as contas do município de Vinhedo", concluiu.


alesp