Ensino Integral está sendo implantado sem diálogo com a comunidade


17/09/2019 09:31 | Atividade Parlamentar | Da assessoria do deputado Carlos Giannazi

Compartilhar:

Carlos Giannazi (2º à dir.)<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-09-2019/fg239948.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Carlos Giannazi denunciou em Plenário, em 12 e 13/9, que Doria está implantando "na marra" o Programa Ensino Integral (PEI), em violação ao princípio da gestão democrática do ensino público, que é garantido pela Constituição Federal, pela LDB e pelo Estatuto do Magistério Estadual.

Um dos instrumentos usados para evitar o diálogo aberto com a comunidade é a ficha de matrícula online, que induz os pais a aderirem ao PEI sem conhecimento das consequências. "Quando se pergunta aos pais se eles têm interesse no ensino técnico profissionalizante, quase todos vão responder sim. Mas eles não são informados que dois terços dos alunos serão excluídos da modalidade e mandados para uma escola distante."

Como exemplo da situação, Giannazi apontou a EE José Conti, na cidade de Iguaraçu do Tietê. Apesar de o PEI ter sido rechaçado pelo conselho escolar, a Diretoria de Ensino de Jaú prossegue com os preparativos para a implementação do modelo. Um detalhe é que o município possui apenas duas escolas estaduais, o que obrigará a EE Camilho Sahade a absorver um número de alunos muito maior do que a sua estrutura permite.

O deputado ainda denunciou perseguições aos docentes que se manifestam contra o programa, como o caso da professora readaptada Abigail Oliveira, cuja transferência para o município de Rubineia está sendo revogada ilegalmente como forma de retaliação.


alesp