CPI decide ouvir representante da Polícia Federal


18/09/2019 13:40 | Táxi Aéreo | Luiz Rheda - Fotos: Marco Antonio Cardelino

Compartilhar:

Castello Branco, Rodrigo Gambale e Alex de Madureira<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-09-2019/fg240049.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Delegado Olim preside a CPI<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-09-2019/fg240050.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Castello Branco<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-09-2019/fg240051.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Castello Branco, Rodrigo Gambale e Paulo Fiorilo<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-09-2019/fg240052.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Durante um encontro realizado nesta quarta-feira (18/9), no plenário José Bonifácio, os deputados da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do Táxi Aéreo aprovaram um convite a Rubens Mailener, delegado da Polícia Federal, para que venha à Alesp apresentar informações sobre o transporte aéreo clandestino no Estado. A expectativa é que sejam esclarecidas questões como a apreensão de aeronaves e o fechamento de oficinas com indícios de irregularidades.

"Como grande parte do problema do táxi aéreo envolve contrabando, tráfico de drogas, transporte de pessoas de maneira irregular, é importante que a Polícia Federal seja ouvida porque isso faz parte da sua competência", explicou o deputado Castello Branco (PSL), autor do requerimento.

Além disso, os parlamentares decidiram convidar o diretor-executivo da Fundação Procon/SP para explicar pontos relacionadas à defesa dos clientes de transporte aéreo irregular. O deputado Delegado Olim (PP), presidente da CPI e autor desse requerimento, disse ser "importante saber de que maneira o Código de Defesa do Consumidor pode auxiliar na proteção das pessoas que correm riscos ao alugarem aviões clandestinos".

Também devem comparecer à Assembleia os representantes da Receita Federal do Brasil e do Serviço Regional de Proteção ao Voo de São Paulo.

Com a vinda dessas autoridades, os membros da CPI têm como objetivo entender assuntos ligados à operação dos aeroportos, como a capacidade e gerenciamento de voos, e a infraestrutura desses estabelecimentos, como as condições das pistas de pouso e das torres de controle.

Agora, ofícios serão emitidos para que todos os convidados fiquem cientes. Depois, o presidente da comissão deverá estabelecer uma data para a vinda de cada um.

Além dos já citados, estiveram presentes à reunião os deputados Alex de Madureira, Paulo Fiorilo e Rodrigo Gambale.

alesp