Renovação da concessão da malha ferroviária paulista em debate


30/09/2019 07:19 | Atividade Parlamentar | Da assessoria do deputado Dirceu Dalben

Compartilhar:

Dalben e ministro Tarcisio Freitas<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-09-2019/fg240640.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

O deputado Dirceu Dalben participou, em Brasília, de um painel técnico realizado pelo Tribunal de Contas da União (TCU) para discutir a renovação antecipada da concessão da malha ferroviária paulista à empresa Rumo Logística.

Ao lado do ministro de Infraestrutura, Tarcisio Gomes de Freitas, e do ministro do TCU, Augusto Nardes, o deputado ressaltou que a medida é um "sonho" dos municípios que são cortados pela linha férrea no Estado de São Paulo, resolvendo com mais agilidade questões de mobilidade urbana e segurança viária. Ao todo, 33 cidades serão beneficiadas, como Sumaré, Hortolândia, outros municípios da Região Metropolitana de Campinas, regiões de Rio Claro, São José do Rio Preto, Araraquara, entre outras.

O contrato vigente prevê o encerramento da concessão em dezembro de 2028. O Ministério da Infraestrutura e a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), no entanto, apresentaram proposta de prorrogar antecipadamente o contrato por mais 30 anos. Em contrapartida, a Rumo se comprometeria a realizar obras de ampliação da capacidade do transporte de cargas e de resolução de conflitos urbanos nas cidades paulistas que são atravessadas pela ferrovia.

"Estamos acompanhando desde o início esse processo de renovação antecipada da concessão da malha ferroviária paulista, que prevê a solução de conflitos viários em 33 municípios. ", explicou Dalben.


alesp