Qualidade de vida na terceira idade é tema em palestra do ILP


30/09/2019 15:34 | Instituto do Legislativo Paulista | Ines Jordana - Fotos: Carol Jacob

Compartilhar:

Público presente<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-09-2019/fg240676.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Yeda Aparecida de Oliveira Duarte e Victor Zuniga Dourado<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-09-2019/fg240677.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Maria Helena Villas Boas Concone e Marcia Scazufca<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-09-2019/fg240678.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Vinicius Schurgelies <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-09-2019/fg240679.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Carlos Américo Pacheco<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-09-2019/fg240680.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Yeda Aparecida de Oliveira Duarte<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-09-2019/fg240681.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Pesquisas realizadas pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) indicam que em duas décadas haverá mais idosos do que crianças no Brasil. Com base nos dados, o auditório Paulo Kobayashi recebeu na segunda-feira (30/9), mais um evento do Ciclo ILP-Fapesp de Ciência e Inovação. Na ocasião, foi debatida a criação de políticas públicas que garantem uma melhor qualidade de vida na terceira idade.

"O aumento da qualidade de vida altera a expectativa de vida refletindo diretamente no envelhecimento da população. Por esse motivo as políticas públicas devem estar preparadas a essas novas demandas", comentou Vinicius Schurgelies, diretor-presidente do ILP.

Ainda segundo o IBGE, em 2060, 25,5% da população brasileira terá mais de 65 anos. Esses dados foram apresentados pela palestrante Yeda Duarte, professora da Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo (FSP-USP).

Yeda também atua como coordenadora do Estudo Saúde, Bem-estar e Envelhecimento (SABE), que trabalha para conhecer as melhores condições de vida e saúde para idosos. "Sabendo quais são as demandas, pode-se contribuir com o reordenamento das políticas públicas, especialmente no que diz repeito à legislação e a criação de serviços", disse.

Marcia Scazufca, professora da Faculdade de Medicina da USP, falou sobre uma pesquisa aplicada ao Sistema Básico de Saúde (SUS) com destaque no programa para o tratamento de idosos com depressão em Unidades Básicas de Saúde (UBS). A pesquisa acompanha mais de mil idosos do município de Guarulhos. "Caso os resultados sejam positivos, poderá ser implantado rapidamente em São Paulo e em todo Brasil", concluiu.

O evento ainda contou as apresentações de Victor Dourado do Instituto de Saúde e Sociedade da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), que destacou o uso de aplicativos para a promoção de atividades físicas e a Antropóloga Maria Helena Boas Concone, que exibiu os ganhos e perdas do envelhecimento populacional.

O Instituto do Legislativo Paulista (ILP) é o órgão da Alesp responsável por oferecer cursos gratuitos e abertos a toda população. Para participar das palestras, debates e atividades promovidas, se inscreva pelo www.al.sp.gov.br/ilp.


alesp