Homenagem a Nita Freire


08/10/2019 07:14 | Atividade Parlamentar | Da assessoria do deputado Carlos Giannazi

Compartilhar:

Nita Freire<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-10-2019/fg241382.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Em 30/9, a Câmara Municipal de São Paulo abriu a programação do "Outubro da Educação" com um tributo à professora Nita Freire, viúva e biógrafa do patrono da educação brasileira. "Paulo Freire sempre defendeu uma educação libertadora, emancipadora, libertária e crítica, o que é perigoso demais para governos autoritários, por isso foi exilado em 1964, mas seu legado vem sendo hoje atacado. Homenagear Nita Freire é um ato de resistência", afirmou o deputado Carlos Giannazi, que organizou o ato em parceria com o vereador Celso Giannazi.

Autora de "Paulo Freire, uma história de vida", Nita lamentou que um educador estudado em todo o mundo, condecorado como doutor honoris causa por 46 universidades, passe a ser difamado em seu próprio país. "Temos que mostrar a todos que o atual governo está aniquilando a cultura brasileira", conclamou.

O evento também rememorou os 30 anos do projeto implementado por Freire como secretário da Educação de Luiza Erundina (1989-1992). "Ao contrário do que ocorre hoje, nunca se abriram tantas turmas, principalmente no período noturno; nunca se investiu tanto na formação e valorização dos professores", afirmou o escritor Edson Gabriel Garcia, que na época coordenou a implantação do programa Sala de Leitura, que existe até hoje.

Participaram da cerimônia o vereador Eduardo Suplicy, os educadores Luciene Cavalcante e Marcio Vidal e alunos das EEs Luiz Gonzaga e Zulmira Carvalheiro.


alesp