AACD será homenageada em sessão solene na Alesp


14/10/2019 08:28 | Atividade Parlamentar | Da assessoria do deputado Castello Branco

Compartilhar:


No dia 18 de outubro, sexta-feira, às 10h, a Alesp fará uma sessão solene em homenagem à AACD. A iniciativa é dos deputados Castello Branco e Adalberto Freitas.

Além da solenidade, Castello Branco também apresentou um projeto com o objetivo de instituir o "Dia da AACD" a ser comemorado anualmente no dia 3 de agosto, data da fundação da instituição.

A AACD foi fundada em 1950 pelo médico especialista em ortopedia Dr. Renato da Costa Bomfim. Inspirado na evolução tecnológica dos centros de reabilitação que havia visitado no exterior, ele criou uma estrutura semelhante no Brasil. Na ocasião, boa parte do mundo vivia um surto de poliomielite, também conhecida como paralisia infantil, e a AACD foi importante no tratamento das sequelas da doença.

Hoje, a AACD realiza anualmente cerca de 800 mil atendimentos, sendo a maior parte via SUS, ou seja, sem nenhum custo direto aos pacientes. Além disso, são mais de 55 mil produtos ortopédicos entregues e aproximadamente 7 mil cirurgias por ano.

A instituição conta uma infraestrutura completa, dedicada à reabilitação e habilitação de pessoas com deficiências físicas e necessidades neuro-ortopédicas, composta por um hospital ortopédico, nove unidades de reabilitação e cinco oficinas para fabricação de produtos ortopédicos.


alesp