Deputados da CPI da Furp apresentam relatórios e propõem soluções para a Fundação


29/10/2019 16:52 | Fundação para o Remédio Popular | Lucas Pascoto - Foto: José Antonio Teixeira

Compartilhar:

Agente Federal Danilo Balas e Cezar<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-10-2019/fg242811.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Edmir Chedid preside a CPI<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-10-2019/fg242810.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Thiago Auricchio e Beth Sahão<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-10-2019/fg242809.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Agente Federal Danilo Balas e Cezar	<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-10-2019/fg242812.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> CPI - FURP - Fundação para o Remédio Popular<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-10-2019/fg242813.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A Comissão Parlamentar de Inquérito que investiga irregularidades na Fundação para o Remédio Popular (Furp) reuniu-se na última terça-feira (29/10) para que os sub-relatores apresentassem seus pareceres.

A deputada Beth Sahão (PT) foi a sub-relatora responsável por elaborar um documento sobre a execução orçamentária e financeira da entidade. Segundo ela, a Furp pode ser melhorada se forem feitas algumas mudanças. "Apresentei algumas recomendações no meu relatório que demonstram que a Furp ainda é viável, desde que sejam feitos alguns ajustes pela própria entidade. Não deixar faltar matéria prima, comprando os insumos necessários, fazendo uma reestruturação administrativa, ocupando espaços ociosos, ampliando o programa dose certa. Essas são algumas medidas que solucionariam os problemas da fundação."

O deputado Thiago Auricchio (PL) foi responsável por elaborar um sub-relatório sobre o contrato de concessão firmado com a Concessionária Paulista de Medicamentos (CPM) para fazer a gestão, operação e manutenção da fábrica localizada na cidade de Américo Brasiliense. O parlamentar afirmou que já era possível saber que o contrato firmado prejudicaria o Estado desde a sua assinatura. "Na época que foi realizado o contrato já era possível saber que futuramente, com a concorrência de medicamentos genéricos e o aumento da concorrência, o preço do medicamento cairia e o Estado ia pagar um preço mais caro para a CPM. Isso foi lesivo ao Estado pois gastou-se mais com medicamentos que poderiam ser encontrados no mercado por um preço bem mais baixo."

O terceiro sub-relator foi o deputado Agente Federal Danilo Balas (PSL), que elaborou um relatório sobre irregularidades no contrato para a construção da fábrica de medicamentos localizada na cidade de Américo Brasiliense. O parlamentar diz que quem prejudicou o Estado financeiramente deve ser responsabilizado. "Se houver a comprovação de desvios na construção da fábrica, os responsáveis devem ser punidos e os valores desviados devem ser devolvidos aos cofres públicos"

Para o presidente da comissão, deputado Edmir Chedid (DEM), os sub-relatórios apresentados na reunião foram bem elaborados. "Os relatórios apresentados foram muito objetivos, fiquei muito feliz e satisfeito com os documentos apresentados. Agora vamos aguardar a elaboração e apresentação do relatório final"

O deputado Alex de Madureira (PSD) deve entregar o relatório final da CPI até as 18h da próxima segunda-feira (4/11).

Além dos deputados citados estiveram presentes Alex de Madureira e Tenente Nascimento.

alesp