Impasse sobre bombeiros de Embu Guaçu


05/11/2019 11:00 | Atividade Parlamentar | Da assessoria do Deputado Enio Tatto

Compartilhar:

Enio Tatto (à dir.)<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-11-2019/fg243240.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

O 1º secretário da Mesa Diretora da Alesp, deputado Enio Tatto (PT), recebeu na segunda-feira, 4/11, o vereador licenciado e atual secretário de Assistência Social de Embu Guaçu, Sandro Social, seu assessor Edson Lima, e o coordenador da Defesa Civil e bombeiro voluntário do município, Edmilson Matos, para tratar de um impasse entre os bombeiros civis de Embu Guaçu e os bombeiros militares vinculados ao governo do Estado. Segundo o coordenador da Defesa Civil, Edmilson Matos, o 18º Grupamento de Bombeiros Militares, sediado no município vizinho de Itapecerica da Serra, considera o trabalho de bombeiros de competência do Estado.

"Para regularizar a situação a prefeitura teria que firmar convênio com o Estado no valor anual de quase R$ 700 mil por ano, dos quais R$ 211 recairiam para a prefeitura", diz Matos. Ele destaca que a prefeitura não dispõe desses recursos.

Para resolver o impasse, o deputado agendará audiência com o Comando Geral do Corpo de Bombeiros do Estado de São Paulo. "Creio que com bom senso podemos buscar uma solução na medida em que o serviço de bombeiros voluntários existe em todo o Brasil e presta excelente serviços à população", comentou.

De acordo com Edmilson Matos, os mais de 200 bombeiros voluntários de Embu Guaçu realizam os mesmos serviços dos militares. Recebem ajuda de custo, em forma de doação, do Poder Judiciário, de empresários e comerciantes.

alesp