Somente Campinas contará com uma escola cívico-militar em 2020


25/11/2019 07:08 | Atividade Parlamentar | Da assessoria do deputado Tenente Coimbra

Compartilhar:

Tenente Coimbra<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-11-2019/fg244405.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

O Ministério da Educação (MEC) anunciou, na quinta-feira (21/11), as cidades que receberão o projeto-piloto do Programa Nacional das Escolas Cívico-Militares no ano que vem. Ao todo, 54 instituições de ensino serão instaladas em 23 estados e no Distrito Federal em 2020. Em São Paulo, a cidade de Campinas foi a única contemplada. "Continuamos trabalhando para que o Estado receba mais unidades a partir de 2021", afirmou o deputado Tenente Coimbra (PSL).

Conforme havia informado o deputado, a princípio, Campinas, Sorocaba e Santos haviam sido selecionadas para receberem uma escola cívico-militar, contudo, o MEC reduziu para somente uma e, com isso, foram aplicados alguns critérios de excludente.

Os critérios considerados classificatórios no processo de escolha dos municípios foram: a quantidade de militares da reserva residindo na cidade; o município ser capital do estado ou pertencer à região metropolitana; estar situado na faixa de fronteira e faixa populacional, considerando a realidade estadual. Em caso de empate, foram considerados prioritários os municípios mais populosos dentro de cada estado. "A cidade campineira possui a 11ª Brigada de Infantaria Leve que conta com milhares de militares e isso auxiliou para que saíssem à frente nesses critérios," considerou o Tenente Coimbra.


alesp