Orientação do DPME submete professores a situações desumanas


09/03/2020 17:57 | Atividade Parlamentar | Da assessoria do deputado Carlos Giannazi

Compartilhar:

Carlos Giannazi<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-03-2020/fg247562.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Para Carlos Giannazi (PSOL), o Departamento de Perícias Médicas do Estado (DPME) segue uma orientação dos governos do PSDB no sentido de fazer com que os professores adoentados permaneçam trabalhando. "Era assim nos governos Serra e Alckmin e agora está ainda pior com Doria", afirmou o parlamentar em Plenário, no dia 20/2, ocasião em que divulgou pela TV Alesp um vídeo no qual uma educadora da EE Julieta Caldas Ferraz, de Taboão da Serra, é socorrida por suas colegas após ter desmaiado durante uma aula.

"Essa professora não tinha a menor condição de estar trabalhando. Seu estado era tão grave que ela só conseguia se locomover com um andador, tamanha a dor que vinha sentindo. Mesmo assim, o DPME negou-lhe a licença-saúde para que ela pudesse se tratar em casa. E esse é só um exemplo. São reiterados casos em que os funcionários da Educação, mesmo com atestados emitidos por médicos do Hospital do Servidor, são mandados de volta às salas de aula", observou.

Giannazi ressaltou ainda que grande parte das enfermidades que acometem os docentes, tanto de ordem física quanto psicológica, é causada justamente pelas péssimas condições de trabalho a que são submetidos, com salas superlotadas, jornada extenuante e violência nas escolas. "O PSDB só sabe massacrar o funcionalismo. Com esse DPME e a nova regra da aposentadoria, que aumenta a idade mínima para 62 e 65 anos, os professores vão morrer trabalhando."

alesp