125 anos do Centro Espanhol de Santos


11/03/2020 13:41 | Atividade Parlamentar | Da assessoria do deputado Paulo Correa Jr

Compartilhar:


Em uma época onde vivenciamos o fechamento dos clubes recreativos, o Centro Español y Repatriación de Santos comemora 125 anos de atividades em um dos pontos mais nobres de Santos, a avenida Ana Costa.

Por esse motivo o deputado Paulo Correa Jr (DEM) convida a todos para homenagear a entidade na Alesp, no plenário Juscelino Kubistchek, sexta-feira, dia 13/3, às 19h30.

A associação centenária foi inaugurada em 6 de janeiro de 1895, com o nome de "Casino Español" e localizava-se na rua Aguiar de Andrade, no bairro Paquetá. Na década de 60, acompanhando o progresso, mudou sua sede a avenida Ana Costa nº 286.

Nessa história centenária podemos destacar duas vivências que se impactaram a história de Santos, a primeira em 1918. Suas instalações foram oferecidas às autoridades sanitárias, que montaram leitos no salão de bilhar, no teatro, no salão nobre e na secretaria. Durante 15 dias ali ficaram internados 128 enfermos, dos quais faleceram 24.

Antes disso, em 1916, o Centro Espanhol já havia servido de abrigo para os sobreviventes do naufrágio do vapor Príncipe de Astúrias, que afundou na Ponta do Boi, no dia 4 de março de 1916, com mais de 500 vítimas.

Além destes feitos históricos hoje o clube tem como objetivo promover a hispanidade, onde mantem lações com a Espanha por meio de eventos culturais, educacionais, esportivos e gastronômicos.


alesp