Prêmio Inezita Barroso ao cantor e compositor Irineu Santos


12/03/2020 14:44 | Atividade Parlamentar | Da assessoria do deputado Carlos Giannazi

Compartilhar:

Carlos Giannazi e Irineu Santos<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-03-2020/fg247742.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Criado pela Comissão de Educação e Cultura da Alesp para prestigiar a cultura popular paulista de raiz " seja ela caipira, caiçara ou urbana ", o Prêmio Inezita Barroso elencou entre os homenageados, de sua quarta edição, Irineu Santos, um cantor e compositor que se dedica aos clássicos da MPB dos anos 1930, 40, 50 e 60.

"Irineu é um patrimônio da MPB que resgata os grandes formadores desse gênero, como Noel Rosa, Ary Barroso e Lamartine Babo, e também seus principais intérpretes, como Francisco Alves, João Dias, Vicente Celestino e Nélson Gonçalves", informou Carlos Giannazi (PSOL), antes de lhe entregar a placa comemorativa.

Também compositor, Irineu ganhou o prêmio de melhor letra no Festival do Samba de 1974, com Mão Fechada. Em seu mais recente CD, Sambas e Romantismos, interpreta obras suas e de Noel. Mantém ainda o grupo Seresteiros da Feliz Idade, que preserva e divulga o repertório nacional.

Em seus agradecimentos, o artista afirmou ter conhecido Inezita em 1953, ocasião em ela lançava a música Ronda, de Paulo Vanzolini, uma mostra da confluência de estilos na formação da música brasileira. A primeira interpretação de Ronda ocupou o lado B do compacto simples que estourou com a versão de Inezita de Marvada Pinga.

Com voz firme aos 86 anos de idade, Irineu cantou Meus Tempos de Criança, de Ataulfo Alves, acompanhado do violonista Cléusio de Oliveira.


alesp