Em Iporanga, professoras têm de caminhar 12 km para ir e voltar ao trabalho
Mesmo tendo de caminhar seis quilômetros por uma trilha no meio da mata para chegarem ao seu local de trabalho, professoras e professores que atuam no quilombo de Bombas, no Alto Vale do Ribeira, não recebem Adicional de Local de Exercício (ALE). A bonificação, de até 20% sobre o salário, serve como incentivo aos servidores que se dispõem a atender áreas de risco ou de difícil acesso, caracterizadas pelo grau de vulnerabilidade social.
Provavelmente não há no Estado outra sala de aula com acesso tão precário como a casa de madeira onde funciona uma extensão da EE Nascimento Satiro da Silva, do município de Iporanga. Tanto que os docentes costumam optar por dormir na comunidade, praticamente acampando em uma casinha de taipa, até cumprirem a carga horária semanal.
"São os próprios professores que cozinham e servem a merenda. E os mantimentos, eles têm que levar nas costas", afirmou Carlos Giannazi (PSOL) na Alesp, em 12/3. De tão acidentado o relevo, nem mesmo mulas transitam pela picada que leva ao local. A única ajuda vem de membros da comunidade e dos alunos mais velhos da escola, que com frequência se dispõem a acompanhar os professores para dividir a carga.
"Esta é a terceira vez que apelo à Secretaria da Educação para que o ALE seja concedido a esses professores. Dar o benefício, que já foi solicitado pela direção da escola e pela diretoria de ensino de Apiaí, é o mínimo que o governo tem de fazer", concluiu.
Notícias relacionadas
- Deputado solicita inclusão de Mongaguá no Programa Muralha Paulista
- Compromisso que se renova: deputado reforça parceria com Vargem Grande do Sul e anuncia recursos
- Uma noite de emoção, fé e música na catedral de Franca
- Serviço público por videochamada: projeto de lei aprovado na Alesp cria "Balcão Virtual"
- Audiência pública denuncia falta de transparência na municipalização do Caps Itapeva
- Deputada recebe Título de Cidadã Miguelopolense
- Projetos e ações as entidades sociais e assistências é pauta de reunião na secretaria estadual de Desenvolvimento Social
- Opinião - Uma queda de braço que pode custar vidas em Osasco
Notícias mais lidas
- Alesp aprova novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.874
- Eleições 2026: confira lista dos 94 deputados estaduais eleitos para a 21ª Legislatura da Alesp
- Mães atípicas: mulheres que se refizeram na individualidade dos filhos
- PL elege 27 deputados e mantém maior bancada da Alesp; PT segue como segunda
- Carreta da Mamografia na Alesp terá atendimento gratuito e aberto ao público; veja datas e horários
- Aprovados na Alesp, novo Salário Mínimo Paulista e abono a servidores são sancionados
- Confira quem são os parlamentares reeleitos e os que chegam à Alesp pela primeira vez
- São Paulo reúne um dos maiores patrimônios de fósseis pré-históricos do país
- Diretora-Geral do Senado lança livro em São Paulo sobre liderança feminina na gestão pública
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Pesquisa de Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Questões de Ordem
Regimento Interno
Consolidação de Leis
Sobre o Processo Legislativo
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Normas e Proposições