Profissionais não podem sair das unidades de saúde trajando uniformes


20/03/2020 12:20 | Atividade Parlamentar | Da assessoria do deputado Marcos Damasio

Compartilhar:

Marcos Damasio e José Henrique Germann<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-03-2020/fg247971.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

O deputado Marcos Damasio (PL) solicitou na quinta-feira (19/3) ao secretário de Estado da Saúde, José Henrique Germann Ferreira, por meio de ofício, que seja incluído no pacote de medidas de enfrentamento à COVID-19 a rigorosa aplicação da Lei 14.466 de junho de 2011, que proíbe aos profissionais da área da saúde saírem de seus ambientes de trabalhando trajando seus equipamentos de proteção individual, tais como jalecos, aventais e uniformes.

Segundo o parlamentar, apesar da lei estar em vigor há anos praticamente nenhuma unidade de saúde pública ou privada padronizou a medida, incentivando ou normatizando entre seus funcionários a obrigatoriedade de utilizar os uniformes apenas no ambiente de trabalho.

"É muito comum vermos profissionais da área da saúde pegando transporte público, ônibus, metrô, trem, após um dia de trabalho com seus uniformes, carregando um número sem fim de vírus e bactérias. Agora, diante de todo este esforço para conter a proliferação do coronavírus, essa medida precisa entrar em vigor urgentemente e se tornar uma norma permanente", argumentou Damasio.

O parlamentar acrescentou que, neste momento, o mais importante é fechar todas as "portas" de propagação desse vírus. "Muitas medidas são restritivas, mas necessárias. Com a colaboração e união de todos logo voltaremos à normalidade. Que Deus nos abençoe!"


alesp