HSPE afasta 200 funcionários


27/03/2020 13:25 | Atividade Parlamentar | Da assessoria do deputado Carlos Giannazi

Compartilhar:

Carlos Giannazi (ao microfone)<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-03-2020/fg248119.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

O Hospital do Servidor Público Estadual (HSPE) tinha, na quarta-feira (26/3), 46 pacientes internados com suspeita de infecção por coronavírus, entre eles quatro funcionários do próprio instituto que possivelmente contraíram a doença no atendimento aos usuários. Esses números, porém, são incertos, já que o hospital não conta com o teste rápido para o Covid-19.

A situação foi narrada por Regina Bueno, diretora do SindSaúde, durante vistoria de Carlos Giannazi (PSOL) ao HSPE. Ela também relatou que o atendimento " que normalmente já sofre com a falta de pessoal " está ainda mais debilitado com o afastamento de 200 trabalhadores que apresentaram sintomas de gripe, que podem ou não estarem relacionados ao Covid-19. "Os exames que temos demoram de 15 a 20 dias", explicou.

A enfermeira Ana Cristina Manente, presidente da Associação dos Funcionários do Iamspe (Afiamspe), apresentou uma lista de materiais de segurança " máscaras, luvas etc. " cujo uso está restrito às áreas críticas, mas que deveriam ser usados por todos os que trabalham naquele ambiente, "do oficial administrativo ao responsável pela limpeza".

As servidoras também criticaram a decisão de Doria de não afastar os servidores da saúde idosos, gestantes e com comorbidades. "Temos colegas fazendo quimioterapia que estão sendo obrigados a trabalhar", alertou Ana Cristina.

Giannazi vai encaminhar os pedidos, via Alesp, à secretaria de Governo e à superintendência do Iamspe, já que essas instâncias se recusam a dialogar com as entidades.


alesp