Permanência da Ocupação Douglas Rodrigues em área na Vila Maria

As matérias da seção Atividade Parlamentar são de inteira responsabilidade dos parlamentares e de suas assessorias de imprensa. São devidamente assinadas e não refletem, necessariamente, a opinião institucional da Assembleia Legislativa de São Paulo.
15/04/2020 15:21 | Atividade Parlamentar | Da assessoria da deputada Márcia Lia

Compartilhar:

Márcia Lia<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-04-2020/fg248424.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A deputada Márcia Lia, coordenadora da Frente Parlamentar em Defesa da Habitação, Reforma Urbana e Regularização Fundiária, está trabalhando pela manutenção das famílias da Ocupação Douglas Rodrigues no imóvel em que estão instaladas, na Vila Maria, em São Paulo. Mais de 2,5 mil famílias vivem no local.

O mandato atua no local no sentido de garantir a permanência das famílias no imóvel por meio da regularização fundiária. A ocupação, que faz parte do Movimento Independente de Luta por Habitação de Vila Maria, em São Paulo, tem em torno de 10 mil moradores, dentre os quais duas mil crianças.

O grupo está instalado em uma área particular de 50 mil metros quadrados no bairro Parque Novo Mundo, na Vila Maria, que pertence a um grupo de empresas que estão com todos os bens bloqueados por dever mais de R$ 450 milhões à Fazenda Nacional.

Por meio de decreto, o então prefeito Fernando Haddad declarou a área Zona Especial de Interesse Social, onde só se pode fazer habitação social.

O terreno já estava em processo de transferência para a União Federal quando o grupo pediu reintegração de posse e conseguiu indeferimento da transferência do imóvel pelo Juizado de Tatuapé.

"Estamos na disputa judicial e, em conversa oficial, o secretário municipal de Habitação, João Farias, nos disse que a Prefeitura considera a Douglas Rodrigues uma ocupação consolidada porque está na mesma área há mais de 5 anos, mesma situação de outras ocupações da cidade de São Paulo", comentou a deputada.


alesp