Solicitação para suspender monitoramento de celulares em SP

As matérias da seção Atividade Parlamentar são de inteira responsabilidade dos parlamentares e de suas assessorias de imprensa. São devidamente assinadas e não refletem, necessariamente, a opinião institucional da Assembleia Legislativa de São Paulo.
17/04/2020 15:35 | Atividade Parlamentar | Da assessoria do deputado Tenente Coimbra

Compartilhar:

Tenente Coimbra<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-04-2020/fg248445.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

O deputado estadual Tenente Coimbra (PSL) recorreu ao Tribunal de Justiça de São Paulo para suspender o monitoramento da população de São Paulo a partir dos sinais de celulares. A medida, implementada pelo governador João Doria em parceria com as operadoras, tem como objetivo identificar se a população está obedecendo às recomendações de evitar aglomerações e aderindo à quarentena imposta no Estado.

O parlamentar argumenta que o monitoramento viola o direito constitucional à privacidade dos cidadãos e pede, por meio de um mandado de segurança, a suspensão do Sistema Simi-SP (Sistema de Monitoramento Inteligente de São Paulo). "O direito à privacidade dos cidadãos está previsto na Constituição Federal. Entendemos a gravidade da situação que a pandemia impõe a toda sociedade, mas essa violação de um direito constitucional só poderia ser feita se amparada em uma decisão judicial, o que não ocorreu", afirma o deputado no documento encaminhado ao Tribunal de Justiça de São Paulo.

O deputado pede a concessão de uma liminar suspendendo a validade do monitoramento e argumenta que a medida expõe os dados dos usuários. "Não há como garantir que os dados não serão utilizados para outra finalidade. É preciso lembrar que, além do direito à privacidade, a Constituição garante ainda a inviolabilidade dos sigilos telefônicos dos cidadãos. A medida é autoritária e constitui um flagrante abuso de poder, coisas incompatíveis com a democracia", completa Coimbra.

Ele lamenta que o governador não tenha usado o mesmo monitoramento e tecnologia para ajudar na prevenção de crimes, rastreando e apreendendo celulares roubados e equipamentos que entram de forma ilegal nos presídios.


alesp