Fórum Paulista de Segurança Alimentar propõe Plano Emergencial de Combate à Fome

As matérias da seção Atividade Parlamentar são de inteira responsabilidade dos parlamentares e de suas assessorias de imprensa. São devidamente assinadas e não refletem, necessariamente, a opinião institucional da Assembleia Legislativa de São Paulo.
17/04/2020 15:53 | Atividade Parlamentar | Da assessoria da deputada Márcia Lia

Compartilhar:

Márcia Lia<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-04-2020/fg248448.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A deputada Márcia Lia encaminhou ao governo do Estado o Plano Emergencial de Combate à Fome de São Paulo proposta pelo Fórum Paulista de Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional para enfrentamento no período de pandemia do coronavírus.

Na proposta apresentada pelo Fórum Paulista e encaminhada pela deputada Márcia Lia ao secretário de Agricultura e Abastecimento, Gustavo Junqueira, observa-se a urgência em adotar medidas de forma articulada para garantir o acesso à alimentação de forma saudável e adequada.

Com base nas propostas e ações do decreto municipal, que coloca Araraquara em estado de calamidade pública e no plano emergencial proposto pelo Conselho Municipal de Segurança Alimentar de Piracicaba, o Fórum Paulista propõe o fornecimento de merenda em casa para 100% dos alunos da rede pública estadual de ensino; acesso à água potável com novas ligações e entrega de caixas de água para famílias de baixa renda e um modelo emergencial do Programa Paulista de Agricultura de Interesse Social (PPAIS) para atender grupos específicos, como por exemplo, portadores de HIV/Aids e tuberculose.

Outras propostas do Fórum Paulista são a retomada do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA); a expansão do programa Bom Preço do Produtor para todo o Estado; a ampliação da oferta do Programa Viva Leite, para estimular a produção de alimentos saudáveis com suporte aos produtores, assim como maior oferta para a população mais vulnerável; entre outras.

"Enfrentamos um período em que os mais vulneráveis serão novamente atingidos de forma mais drástica e, infelizmente, esse grupo irá ganhar mais volume. Precisamos traçar estratégias e pensar programas compatíveis com a seriedade da situação em que nos encontramos. Além do período da pandemia, teremos um momento de recessão grave depois disso tudo e precisamos estar preparados também para isso", reforça Márcia Lia.


alesp