Prorrogação de prazo de utilização de equipamento emissor de cupom fiscal

As matérias da seção Atividade Parlamentar são de inteira responsabilidade dos parlamentares e de suas assessorias de imprensa. São devidamente assinadas e não refletem, necessariamente, a opinião institucional da Assembleia Legislativa de São Paulo.
23/04/2020 18:54 | Atividade Parlamentar | Da assessoria da deputada Márcia Lia

Compartilhar:

Márcia Lia<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-04-2020/fg248566.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A deputada Márcia Lia solicitou ao governo a pror­rogação do prazo de utilização dos equipamentos de emissão de cupom fiscal até junho de 2021 em decorrência do estado de calamidade pública. As empresas, comércios e prestadoras de serviços tinham até o mês de junho de 2020 para trocar o sistema emissor, mas muitos já preveem a impossibilidade de cumprir esse prazo.

"Fomos procurados por muitos empresários e comerciantes preocupados porque o prazo termina em breve, mas muitos ainda não fizeram a troca das máquinas, em parte porque o fornecedor do novo equipamento não está atendendo. Tendo isso em vista, acreditamos que o Estado deveria ampliar o prazo de troca do equipamento para 2021", observa Márcia Lia.

Hoje, o mercado utiliza o Emissor de Cupom Fiscal (ECF), que emite os cupons fiscais de mercadorias ou serviços sem necessidade de conexão com a internet porque a transmissão dos dados armazenados é feita pelo programa PAF ou por meio de uma conexão com o software de gestão da empresa.

A partir do mês de junho deste ano, no entanto, todos deveriam ter o Sistema Autenticador e Transmissor de Cupons Fiscais Eletrônicos (SAT), que documenta de forma eletrônica todas as operações comerciais dos contribuintes varejistas.

"A pandemia pegou a todos de surpresa e precisamos compreender as necessidades de cada setor, nos adequar e repensar prazos. Espero que o governador João Dória compreenda essa necessidade do mercado e atenda nosso pedido", reforça a deputada.


alesp