Votação contra lockdown no Estado

As matérias da seção Atividade Parlamentar são de inteira responsabilidade dos parlamentares e de suas assessorias de imprensa. São devidamente assinadas e não refletem, necessariamente, a opinião institucional da Assembleia Legislativa de São Paulo.
26/05/2020 15:17 | Atividade Parlamentar | Da assessoria do deputado Itamar Borges

Compartilhar:

Itamar Borges em sessão virtual<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-05-2020/fg249148.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

O deputado Itamar Borges, líder do MDB na Alesp, votou contra a emenda que possibilitaria o lockdown no Estado, ou seja, o fechamento completo da cidade de São Paulo e dos municípios do interior e litoral paulista. A emenda foi apresentada por parlamentares da Casa alterando PL 351/2020, vindo do governador, que falava exclusivamente da antecipação do feriado do dia 9 de julho para a segunda-feira, 25 /5, devido ao avanço da doença e os baixos números de isolamento.

"Um plano de reabertura gradual da economia, com protocolos determinados, limitando o número de pessoas e com cuidados no contato com os clientes, é uma alternativa. A bancada do MDB na Alesp é contra o lockdown. Acreditamos que é preciso cuidar da economia do nosso estado, dar emprego e renda para a população, sem deixar de pensar na saúde e na vida", destacou o parlamentar.

Os deputados aprovaram a antecipação do feriado do dia 9 de julho, após uma longa sessão virtual, quinta-feira (21/5) com 14 horas de duração, e que continuou até sexta-feira (22/5). "As atividades econômicas estão em baixa, por isso é melhor que o feriado seja agora. Após a retomada, teremos a oportunidade de seguir sem pausa. Precisamos pensar também no pós-pandemia e já definir ações e medidas de incentivo e auxílio para os empreendedores e comerciantes e de garantia de emprego e renda", falou o deputado, ao lembrar que é um feriado sanitário. "É importante que só saia à rua apenas quem precisa trabalhar ou resolver algo inadiável. Se possível, fique em casa", finalizou.

alesp