Curso gratuito do ILP prepara servidor para gestão de mandato parlamentar
05/04/2021 12:36 | Instituto do Legislativo Paulista | Eduardo Reis




O Instituto do Legislativo Paulista (ILP), da Assembleia Legislativa de São Paulo, realiza, a partir do dia 19 de abril, o curso gratuito para gestão de mandato parlamentar. São 800 vagas e as inscrições devem ser feitas até o dia 16 de abril no portal do ILP na internet (www.al.sp.gov.br/ilp).
Voltado para o aperfeiçoamento de servidores parlamentares estaduais e municipais, o curso terá dez aulas virtuais com duração de uma hora, cada, e vai preparar o profissional para a gestão e organização do mandato parlamentar e de demandas correlatas.
A primeira aula será ministrada pelo cientista social e assessor parlamentar João Henrique, que falará sobre a coordenação de um gabinete e também da articulação política.
Vinícius Schurgelies, ex-diretor-presidente do ILP, estará à frente da segunda aula do curso, no dia 23 de abril, sobre o Poder Legislativo e as políticas públicas.
De acordo com ele, os legisladores têm papel fundamental no ciclo das políticas públicas. "Ao olhar como o Legislativo atua nesse processo, pretendemos compreender melhor as nuances da relação entre os poderes, entendendo o espaço do parlamento como um lugar privilegiado para o debate da sociedade em torno das políticas públicas", disse.
O terceiro encontro ocorrerá no dia 26, com o especialista em comunicação e marketing político Paulo Ricardo Bomfim, e vai tratar sobre a publicidade e propaganda do mandato parlamentar.
Quatro dias após acontece a aula de negócio jurídico administrativo com um dos coordenadores do curso, o advogado Amilton Augusto, que falará sobre o controle dos atos públicos e direitos políticos, área em que é especialista.
No dia 10 de maio, acontece uma aula sobre expressão verbal e comunicação com os professores Reinaldo e Rachel Polito.
A gestão da reputação do mandato será tema tratado na sexta aula, no dia 14 de maio, com o sociólogo Fabio Gomes. O módulo ensinará a medir o renome da atividade do parlamentar por meio de pesquisa de opinião.
O sociólogo disse que a reputação do parlamentar é uma prova de que ele foi uma boa escolha de seus eleitores. "É uma forma de dar satisfações para a sociedade. Contudo, vai muito além de ser uma disputa eleitoral", afirmou.
Fabio ainda diz que "o ponto central do encontro será mostrar ferramentas de comunicação para a construção da reputação pelas pessoas, pois ela depende da interpretação".
O advogado especialista em direito penal, Rubens Oliveira, ministrará, no dia 17 de maio, uma aula sobre crimes funcionais e compliance.
O oitavo encontro será no dia 21 de maio e será conduzido pelo presidente da comissão da OAB-SP (Ordem dos Advogados do Brasil-Seção São Paulo) de relacionamento com o Poder Legislativo, Orlando Paixão. O desenvolvimento do comportamento humano e a liderança serão assuntos.
O fundador e presidente da Associação Nacional dos Profissionais de Relações Internacionais (Anapri), Carlos Rifan, ministrará o penúltimo módulo do curso, no dia 24 de maio, sobre vínculos dos municípios com outros países por meio da atividade parlamentar.
De acordo com Carlos, as relações exteriores são uma boa forma de captar recursos. "Tenho no conselho da Anapri pessoas de estruturas públicas que aplicam as relações internacionais diariamente e se beneficiam disso. Em outras palavras, quem não quer que sua cidade ou estado receba em euros?", afirmou.
O professor ainda destrincha sobre sua aula no curso. "Iremos explicar os benefícios de se ter uma estrutura com profissionais técnicos capacitados das Relações Internacionais em cada município do Brasil e, além disso, vamos mostrar que fazer Relações Internacionais não é viajar em comitiva pro exterior com a família ou receber delegação de Consulado", disse.
A última aula do curso tratará sobre as comissões legislativas e como aproveitá-las da melhor forma. O ex-diretor-presidente do ILP e ex-assessor parlamentar da Presidência da Alesp, Rodrigo Tripapepe, será o condutor do encontro final.
Todos os encontros serão das 10h às 11h e transmitidos pela Rede Alesp na TV aberta, Facebook e Youtube. "Temos palestrantes brilhantes e que, de forma voluntária, se disponibilizaram para compartilhar seus conhecimentos", disse Paula Schneider, analista legislativa da Alesp.
Ela reforçou que, mesmo durante a pandemia e o isolamento social, o ILP tem cumprido seu dever de levar conteúdo gratuito e de interesse público para a população. "Os encontros realizados virtualmente estão mantendo a qualidade e alcançando mais pessoas", disse.
"Os cursos estão sendo muito eficientes e estamos em contato com um número muito grande de pessoas, inclusive de outros países como França, Portugal ou Argentina. Este modelo de educação a distância permite uma abrangência maior de alunos e até de palestrantes", afirmou Paula.
Notícias relacionadas
- Palestra promovida pelo ILP debate armadilhas do consumo e o poder da Economia Comportamental
- ILP realiza curso 'Temas Avançados de Geopolítica Aeroespacial, Desenvolvimento e Meio Ambiente'
- ILP promove terceira aula do ciclo de palestras sobre Sistema de Saúde Brasileiro
- TERCEIRO PAINEL DO I CONGRESSO BRASILEIRO DE DIREITO LEGISLATIVO DEBATE PAPEL DAS CONSULTORIAS JURÍDICAS
- ESCOLA DO LEGISLATIVO "CIDADE LIVRE DO RIO PARDO" anuncia programação de agosto
- ILP comemora os 60 anos da primeira dose de radiofármacos produzida no Brasil
- ILP realiza palestra sobre procedimentos obrigatórios de acesso
- ILP realiza cursos gratuitos em novembro
Notícias mais lidas
- Aumento do salário mínimo estadual e projeto 'Chave-a-Chave' são temas de Sessão Ordinária da Alesp
- Governo envia à Alesp projetos com diretrizes orçamentárias para 2026 e reajuste do mínimo paulista
- Reajuste salarial de servidores é tema da 56ª Sessão Ordinária da Alesp; assista à transmissão
- Servidores de várias categorias se unem por recomposição salarial
- Encontro na Alesp define reivindicações de servidores da Polícia Civil ao Executivo
- Veículos híbridos de SP terão isenção do IPVA por dois anos; confira regras aprovadas pela Alesp
- Na Alesp, policiais penais cobram melhorias e recomposição salarial para a categoria
- Lei que transformou dor de família em ações que salvam milhares de vidas completa 10 anos
- 'Dia da Vitória' e os 80 anos do fim da Segunda Guerra Mundial são celebrados na Alesp
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações