Semana Mundial do Meio Ambiente evidencia a necessidade de preservação da natureza

Finalidade é envolver governantes e cidadãos em discussões que evitem a degradação ambiental
02/06/2021 14:28 | Conscientização | Beatriz Lauerti

Compartilhar:

Imagem ilustrativa - fonte: freepik<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-06-2021/fg268174.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A primeira semana de junho é marcada como a Semana Mundial do Meio Ambiente. Ela foi criada para complementar e destacar a data mundial do meio ambiente, comemorada no dia 5 deste mês.

O objetivo é expor os problemas e conscientizar governos e populações sobre a necessidade de preservação de recursos naturais. Essa campanha promove ações como palestras sobre consumo sustentável, coleta de lixo em praias, plantio de árvores, entre outras.

Essas datas foram criadas pela ONU (Organização das Nações Unidas) e têm a finalidade de envolver governantes e cidadãos em discussões que visam a proteção do patrimônio natural do Brasil, com o estabelecimento de medidas que evitem a degradação.

A Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo tem projetos de lei em tramitação voltados ao tema, como a proposta de autoria do deputado Edson Giriboni (PV), que prevê a instituição do selo "Investimento Verde", pelo Executivo, no âmbito estadual, para empresas financeiras e outras organizações.

Para isso, é necessário que estas comprovem a realização de operações de aplicações e financiamentos que promovam a execução de práticas ambientalmente favoráveis. As empresas poderão fazer uso publicitário do selo. O objetivo é incentivar operações do mercado financeiro e de capitais que promovam a sustentabilidade, para assegurar aos consumidores nacionais que esses trabalhos impulsionam o desenvolvimento sem prejudicar o meio ambiente.

De acordo com Giriboni, na justificativa do texto, o título verde "tem a possibilidade de promover avanços em práticas sustentáveis". "A aprovação pública a tais investimentos poderá atrair mais investidores e interessados em divulgar para o mercado consumidor o que é feito para a preservação da natureza. Portanto, a iniciativa pode se tornar um instrumento importante e gerar ganhos para a toda a sociedade e para o meio ambiente", disse.

Com o crescimento constante dos problemas ambientais, o consumo exagerado de recursos e a perda de biodiversidade, o modo de vida das pessoas, a alimentação, entre outros, poderão ser alterados. A destruição e a poluição, são alguns dos fatores que exercem influência na sobrevivência de diversas espécies. Assim, há risco de escassez de matérias-primas para a obtenção de itens essenciais no cotidiano da sociedade, por exemplo.

O deputado Adalberto Freitas (PSL), destaca a importância das campanhas como as promovidas na Semana Mundial do Meio Ambiente. "O propósito é chamar a atenção das pessoas quanto à importância de preservar os recursos naturais, que muitos consideram inesgotáveis. Existe uma grande preocupação no que se refere aos impactos negativos da ação humana sobre o meio ambiente, que podem comprometer inclusive a existência do homem", afirmou.

As populações devem exigir o cumprimento das leis ambientais e a fiscalização pelas autoridades, além de cada pessoa modificar seus hábitos diários, são alguns exemplos do que pode ser feito para contribuir com a luta pela preservação da natureza.


alesp