Recursos viabilizam o 1º Instituto Médico Veterinário Legal do país, no interior do estado

As matérias da seção Atividade Parlamentar são de inteira responsabilidade dos parlamentares e de suas assessorias de imprensa. São devidamente assinadas e não refletem, necessariamente, a opinião institucional da Assembleia Legislativa de São Paulo.
30/07/2021 14:41 | Atividade Parlamentar | Da assessoria do deputado Murilo Felix

Compartilhar:

Murilo Felix (ao microfone)<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-07-2021/fg271066.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

O interior do Estado de São Paulo é pioneiro em um serviço público que possibilitará a emissão de laudos técnicos para embasar inquéritos policiais para apuração e punição por crimes contra os animais. Por intermédio do deputado Murilo Felix (PODE), defensor da causa animal, e do prefeito de São José do Rio Pardo, Marcio Zanetti (PTB), a cidade conta agora com o primeiro Instituto Médico Veterinário Legal (IMVL) do Brasil.

Representante da Polícia Civil na cerimônia de inauguração, o delegado Ademir Delfino explicou a importância do IMVL nos trabalhos investigativos. "A Polícia Civil agora terá respaldo para o encaminhamento dos animais vítimas de maus-tratos para a emissão de laudo que instruirá os inquéritos", esclareceu.

Murilo, que enviou emendas parlamentares para a implantação IMVL, por meio de um trabalho conjunto com Zanetti, comemorou a conquista: "muitos protetores têm a sensação de que estão enxugando gelo porque faltava esse mecanismo legal de punição. Eles faziam o resgate, mas o autor dos maus-tratos continuava impune muitas vezes".

O evento reuniu protetores e lideranças. Da região, estiveram presentes a vereadora Tatiane Lopes e Alessandro Almeida, de Rio Claro. O ativista Luiz Scalea comemorou. "O IMVL é um divisor de águas. Existe agora um antes e depois desse serviço".


alesp