Projeto que cria a Região Metropolitana de Piracicaba vai a votação nesta quarta-feira, 18, na Alesp
17/08/2021 18:34 | Congresso de Comissões | Karina Freitas - Foto: Otávio Roberto












As comissões de Constituição, Justiça e Redação; Finanças, Orçamento e Planejamento; e Assuntos Metropolitanos e Municipais da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo deram aval, nesta terça-feira (17/8), ao relatório favorável ao PLC 22/21, que cria a Região Metropolitana de Piracicaba. Agora, o projeto segue para votação em Plenário nesta quarta-feira, 18 de agosto, às 10h.
Segundo o texto, de autoria do Poder Executivo, a Região Metropolitana de Piracicaba seria formada por 25 municípios. Contudo, durante a reunião, foi acatada pelo relator Marcos Zerbini (PSDB), uma emenda que exclui o município de Laranjal Paulista da região. Segundo justificativa, a solicitação foi feita pela própria prefeitura da cidade.
Por isso, o relatório aprovado conta com 24 municípios inseridos na nova região metropolitana do Estado: Águas de São Pedro, Analândia, Araras, Capivari, Charqueada, Conchal, Cordeirópolis, Corumbataí, Elias Fausto, Ipeúna, Iracemápolis, Leme, Limeira, Mombuca, Piracicaba, Pirassununga, Rafard, Rio Claro, Rio das Pedras, Saltinho, Santa Cruz da Conceição, Santa Gertrudes, Santa Maria da Serra e São Pedro.
Ao todo, a região soma 1,5 milhão de habitantes. Com a aprovação e sanção da proposta, a população poderá ser beneficiada através de um planejamento regional focando no desenvolvimento socioeconômico e na melhoria da qualidade de vida.
O texto ainda prevê um maior aproveitamento dos recursos públicos destinados à região por meio da descentralização, articulação e integração dos órgãos e entidades da administração direta e indireta. Além da melhor utilização de recursos naturais e culturais e a proteção do meio ambiente.
Também deve ser formado o Conselho de Desenvolvimento da Região Metropolitana de Piracicaba, responsável por examinar projetos de obras e empreendimentos que tenham impacto na área; aprovar as metas e prioridades de interesse da região, em harmonia com os objetivos do Estado; e analisar questões de interesse regional. Esse conselho deverá ser composto pelos prefeitos de cada município e por representantes da sociedade civil e do Estado.
Um Fundo de Desenvolvimento da Região Metropolitana de Piracicaba ainda será criado para integrar a aplicação de recursos destinados ao financiamento de atividades de interesse metropolitano e a respectiva prestação de contas. Esses recursos serão aplicados de acordo com as deliberações do conselho.
Discussão
Na reunião desta terça-feira, o deputado Roberto Morais (Cidadania), um dos representantes de Piracicaba na Alesp, disse que a criação da região é seu grande sonho. "Piracicaba merece isso, é uma grande cidade, é uma grande região que hoje se libertou de Campinas, com todo respeito novamente eu reafirmo". "Nós trabalhamos há seis mandatos na recuperação dessa região", disse.
Já o deputado Enio Tatto (PT) acredita que a criação das regiões metropolitanas deveria ser mais discutida. Ele sugeriu a realização de audiências públicas para ouvir dos representantes dos municípios quais foram as melhorias após a criação da região. "Aquilo que foi vendido, aquilo que foi prometido está sendo entregue?", disse.
Nascido em Piracicaba, o deputado Alex de Madureira (PSD) disse que o objetivo maior é fazer com que essa criação seja só o início. "Eu sei que, simplesmente, a criação de uma região metropolitana não resolve os problemas nem das cidades que fazem parte, nem da região. São várias ações em conjunto que vão ter que nascer a partir de agora para que o desenvolvimento dessa região possa ser efetivo", afirmou.
Se aprovado pelos parlamentares em Plenário, o PLC 22/seguirá para sanção ou veto, total ou parcial, do governador João Doria. A Região Metropolitana de Piracicaba será a oitava no Estado de São Paulo, que já conta com as regiões metropolitanas de Ribeirão Preto, Vale do Paraíba e Litoral Norte, Baixada Santista, São Paulo, Sorocaba, Campinas, além de São José do Rio Preto, que aguarda a sanção do governador.
Notícias relacionadas
- Proposta que cria programa de fomento à Radiodifusão Comunitária é aprovado e segue para Plenário
- Alesp dá aval a projeto que eleva repasses a Santas Casas e hospitais no Estado; n° de instituições beneficiadas também aumenta
- Comissões da Alesp dão aval a proposta do Executivo que visa facilitar investimentos na educação dos municípios
Notícias mais lidas
- Alesp aprova aumento de 10% no Salário Mínimo Paulista, que passa a ser de R$ 1.804
- Alesp recebe audiência pública em defesa dos servidores do Tribunal de Justiça de São Paulo
- Lei que transformou dor de família em ações que salvam milhares de vidas completa 10 anos
- Encontro na Alesp define reivindicações de servidores da Polícia Civil ao Executivo
- Veículos híbridos de SP terão isenção do IPVA por dois anos; confira regras aprovadas pela Alesp
- Reajuste salarial de servidores é tema da 56ª Sessão Ordinária da Alesp; assista à transmissão
- Governo envia à Alesp projetos com diretrizes orçamentárias para 2026 e reajuste do mínimo paulista
- Alesp aprova e estado de SP terá novo serviço de fiscalização de alimentos de origem vegetal
- Aumento do salário mínimo estadual e projeto 'Chave-a-Chave' são temas de Sessão Ordinária da Alesp
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações