Deputada cria projeto para regulamentar criação de abelhas no Estado de São Paulo
15/09/2021 15:19 | Atividade Parlamentar | Da assessoria da deputada Maria Lucia Amary

A deputada estadual Maria Lucia Amary (PSDB) apresentou o projeto de lei nº 486/21, que regulamenta a criação de abelhas no Estado de São Paulo. Hoje, não existe lei estadual que regule a atividade de meliponicultura, o que dificulta a atividade dos criadores de abelhas nativas sem ferrão, e causa insegurança jurídica pela necessidade de se observar a mais de uma norma legal.
A proposta cria, entre outras ações, um cadastro único de registro para os criadores de abelhas, na Defesa Agropecuária do Estado de São Paulo por meio do sistema de Gestão de Defesa Animal e Vegetal - GEDAVE. Dessa maneira, a Coordenadoria de Defesa Agropecuária - CDA, em conjunto com a Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente - SIMA, compartilharão os dados dos criadores de abelhas nativas constantes no GEDAVE, para fins de fiscalização e controle de fauna.
"Esse projeto é uma grande reivindicação dos criadores de abelhas nativas do Estado de São Paulo e foi elaborado com eles. Estima-se que, no Estado, sejam mais de 10 mil de criadores de abelhas. É uma atividade que gera trabalho, renda e tem grande importância social, econômica e ambiental", explica a deputada.
O Estado de São Paulo está defasado em relação aos estados do Acre, Amazonas, Bahia, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Mato Grosso do Sul, Paraíba, Paraná, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul e Santa Catarina, que já criaram uma lei para regulamentar a matéria.
O projeto foi apresentado no dia 7 de agosto e está tramitando na Comissão de Constituição, Justiça e Redação da Assembleia Legislativa de São Paulo.
Notícias relacionadas
- Deputado da Alesp protocola Moção de Repúdio contra Deputado Federal Márcio Jerry
- Governo Estadual e Deputada lançam programa Jovem Aprendiz Paulista
- Deputados solicitam construção de nova sede para os Bombeiros em São José do Rio Preto
- Deputado se reúne com Secretário do Estado para tratar demandas da Fundação Casa
- Presidente da frente de construção e mineração visita feira do setor
- Alesp aprova projeto que institui a Semana de Prevenção para proteger a visão das crianças dos males causados por celular
- Projetos e ações as entidades sociais e assistências é pauta de reunião na secretaria estadual de Desenvolvimento Social
- Opinião - Uma queda de braço que pode custar vidas em Osasco
Notícias mais lidas
- Alesp aprova aumento de 10% no Salário Mínimo Paulista, que passa a ser de R$ 1.804
- Reajuste salarial de servidores é tema da 56ª Sessão Ordinária da Alesp; assista à transmissão
- Governo envia à Alesp projetos com diretrizes orçamentárias para 2026 e reajuste do mínimo paulista
- Encontro na Alesp define reivindicações de servidores da Polícia Civil ao Executivo
- Dia da Policial Militar Feminina exalta conquistas e promove reflexão sobre igualdade na corporação
- Lei que transformou dor de família em ações que salvam milhares de vidas completa 10 anos
- Alesp nomeia integrantes das comissões permanentes para o segundo biênio da 20ª Legislatura
- Veículos híbridos de SP terão isenção do IPVA por dois anos; confira regras aprovadas pela Alesp
- Aumento do salário mínimo estadual e projeto 'Chave-a-Chave' são temas de Sessão Ordinária da Alesp
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações