Deputado se solidariza com os munícipes de Pirassununga.
05/11/2021 13:24 | Atividade Parlamentar | Da assessoria do deputado Gil Diniz

No sábado (9/10), ocorreu uma tragédia em Pirassununga, interior de São Paulo. O município foi atingido por uma tempestade de granizo. A precipitação ficou em torno de 35 milímetros e vento de até 85 km/h, que destruiu milhares de residências, comércios, prédios públicos, causando destelhamentos, queda de árvores e vários transtornos aos munícipes.
Já no domingo, 10/10, dia seguinte ao desastre, o deputado federal por São Paulo, Eduardo Bolsonaro (PSL), foi às suas redes sociais informar que estava monitorando atentamente a situação de Pirassununga e já atuando junto ao governo federal, através de contatos com o Ministério de Desenvolvimento Regional, a fim de mobilizar a Defesa Civil nacional e angariar recursos para o município. Eduardo Bolsonaro fora informado do desastre em Pirassununga pelo vereador de São Bernardo do Campo Paulo Chuchu (PRTB) e pelo deputado estadual Gil Diniz - Carteiro Reaça (sem partido), cujo chefe de gabinete é natural da cidade. Gil Diniz declarou nas redes sociais sua solidariedade aos pirassununguenses e colocou seu mandato à disposição da prefeitura para ajudar o município a se recuperar da tragédia.
A demora da prefeitura municipal em agir, erros jurídicos e a recusa inicial do prefeito, Dr. Dimas Urban, em tratar com autoridades ligadas ao presidente Jair Bolsonaro que ofertaram ajuda, têm atrasado a obtenção de recursos do governo federal para Pirassununga, após a tempestade do último dia 09, que deixou milhares de pirassununguenses desabrigados, sem energia elétrica e comunicação, e causou enormes prejuízos ao comércio e à infraestrutura da cidade.
Na tribuna da Assembleia Legislativa de São Paulo, na quinta-feira (14/10), o deputado Gil Diniz solicitou que o prefeito apresentasse o decreto de calamidade "Faço apelo ao Prefeito de Pirassununga, para que entre em contato com o Ministério do Desenvolvimento que já se colocou à disposição, desde o domingo (10/10) e decrete estado de calamidade pública."
O prefeito Dr. Dimas, por sua vez, encarou o questionamento e a cobrança do deputado Gil Diniz como uma ofensa pessoal e publicou em suas redes sociais um vídeo em que, referindo-se diversas vezes a Pirassununga como "minha cidade" , não apenas atacava o deputado, como também defendia Doria, Vinholi e até mesmo o vice-governador Rodrigo Garcia, a quem o deputado sequer havia feito referência em sua fala. O secretário municipal Vitor Naressi também atacou o deputado nas redes sociais, acusando-o primeiro de "fake news" e depois chamando-o de "aspone". Enquanto isso, Pirassununga continuava sem o decreto de calamidade pública ou situação de emergência que possibilitaria a ação do governo estadual e federal em socorro à cidade.
A cobrança do deputado Gil Diniz, no entanto, parece ter surtido efeito. O decreto acabou sendo publicado na sexta-feita,15/10, dia seguinte à sua primeira fala e quase uma semana depois do desastre. E, ainda, de modo errado. No dia seguinte o prefeito editou concomitantemente um decreto de calamidade pública e outro de situação de emergência. Embora guardem semelhanças em termos legais, as situações são factual e juridicamente distintas, e não podem ser decretadas ambas ao mesmo tempo. Advertido do erro, Dr. Dimas reeditou o decreto de situação de emergência e revogou o de calamidade pública. No novo decreto de emergência, aliás, foi curiosamente suprimido, em relação ao anterior, o dispositivo que estabelecia a responsabilização legal do agente público municipal que viesse a causar danos à população em razão de qualquer negligência no exercício de seus deveres e funções no enfrentamento da emergência que a cidade atravessa. De qualquer modo, a ajuda federal a Pirassununga ficava atrasada em mais um final de semana.
A reportagem apurou que nesse mesmo final de semana houve um recuo por parte do prefeito. O deputado Gil Diniz havia estado em Pirassununga no sábado, 16/10, conversado com os vereadores Furlan Guerreiro e Carlos Luiz de Deus, e também com diversos moradores da cidade, conferindo in loco os danos e avarias que a tempestade causara à infraestrutura do município, residências e estabelecimentos comerciais, e reafirmando seu intento de trabalhar pela recuperação de Pirassununga. O prefeito Dr. Dimas procurou então o deputado, em uma das publicações de suas redes sociais, para agradecer a visita, a oferta de ajuda e o comprometimento com a cidade. Gil Diniz, por sua vez, novamente se colocou à disposição para ajudar o município, inclusive, arrumou duas agendas em Brasília, sendo com o Assessor Especial do Presidente, Tenente Mosart Aragão e com o Assessor Parlamentar do deputado Eduardo Bolsonaro, Nonato, possibilitando o encontro e reuniões do prefeito, com a esfera Federal.
Na terça-feira, 19/10, o prefeito viajou a Brasília para se encontrar com autoridades do governo federal e tratar finalmente da ajuda a Pirassununga. O deputado Gil Diniz, por sua vez, em São Paulo, trabalhou junto ao seus pares na Assembléia Estadual a fim de obter emendas ao orçamento estadual para 2022 voltadas à destinação de recursos para a cidade e suas entidades assistenciais. Diniz também atua junto à diretoria da Caixa Econômica Federal e do Banco do Brasil, bancos públicos brasileiros, para viabilizar a abertura de uma linha de crédito facilitado especial para comerciantes cobrirem os prejuízos que tiveram em seus estoques e estabelecimentos e proprietários restaurarem imóveis e veículos avariados pela tempestade.
Notícias relacionadas
- Deputado da Alesp protocola Moção de Repúdio contra Deputado Federal Márcio Jerry
- Governo Estadual e Deputada lançam programa Jovem Aprendiz Paulista
- Deputados solicitam construção de nova sede para os Bombeiros em São José do Rio Preto
- Deputado se reúne com Secretário do Estado para tratar demandas da Fundação Casa
- Presidente da frente de construção e mineração visita feira do setor
- Alesp aprova projeto que institui a Semana de Prevenção para proteger a visão das crianças dos males causados por celular
- Projetos e ações as entidades sociais e assistências é pauta de reunião na secretaria estadual de Desenvolvimento Social
- Opinião - Uma queda de braço que pode custar vidas em Osasco
Notícias mais lidas
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações