Márcia Lia pede punição a policial que arrastou jovem

As matérias da seção Atividade Parlamentar são de inteira responsabilidade dos parlamentares e de suas assessorias de imprensa. São devidamente assinadas e não refletem, necessariamente, a opinião institucional da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo.
03/12/2021 17:56 | Atividade Parlamentar | Da assessoria da deputada Márcia Lia

Compartilhar:

Márcia Lia<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-12-2021/fg279622.jfif' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A deputada estadual Márcia Lia reagiu com indignação às cenas que tomaram conta das redes sociais nesta quarta-feira (1º/12), em que um policial militar é filmado puxando um jovem negro algemado à sua moto. Para não ser arrastado, o jovem corre atrás da motocicleta numa cena deprimente e inadmissível. "É um abuso de poder inaceitável. É racismo. Se o rapaz precisa ser encaminhado à delegacia, que se faça da forma correta", argumenta a deputada, que é membro efetivo da Comissão de Direitos Humanos da Assembleia Legislativa de São Paulo.

Márcia Lia ressalta que também cabe à Polícia Militar prevenir crimes e dar tranquilidade à população. "Uma atitude como esta mostra despreparo do policial e outras atitudes de abuso de poder podem ser tomadas", afirma. A deputada vai acompanhar o desfecho deste caso e levará o assunto à Comissão de Direitos Humanos.

O caso ocorreu por volta das 15h de terça-feira (30/11) na Avenida Professor Luiz Ignácio de Anhaia Mello, na região da Vila Prudente, Zona Leste de São Paulo. Segundo a imprensa, o policial militar foi afastado das ruas. "Nós vamos acompanhar esse caso, que precisa ser exemplar porque envolve tortura, racismo e abuso de autoridade. Temos tido muitas notícias de abuso por parte de policiais e atos assim não podem ser naturalizados", finaliza.


alesp